Assaré: pescadores e Prefeitura recolhem lixo da Barragem Canoas

Blog do  Amaury Alencar





Sábado 30, os membros da Associação dos Pescadores da Barragem Canoas, recolheram o lixo no entorno do reservatório, com o auxilio da caçamba e da pá mecânica da Secretaria de Obras. Em reunião, eles haviam solicitado ao prefeito Evanderto Almeida  a caçamba do lixo para recolher os entulhos deixados pelos pescadores de fora, que já somavam várias carradas. O prefeito se comprometeu em atendê-los.
Da mesma  reunião participou  o presidente da Câmara  Anísio David, que mora também praticamente na Barragem Canoas e vinha sendo cobrado pelos pescadores a sua intervenção junto ao prefeito. “Eu disse para eles que o problema seria resolvido, como foi. Porque o prefeito gosta de eliminar problemas. E na reunião tudo ficou acertado e os equipamentos foram. Sobre os alevinos que eles cobram, estamos conseguindo, para no tempo certo repovoar o açude de algumas espécies de peixes”, comentou Anísio.
Os pescadores solicitaram da autoridade policial a colaboração para inibir a prática irregular de pesca, por pescadores de fora, que segundo eles, entre outros males, destroem os galões dos pescadores locais com seus barcos. O chefe do destacamento policial Sargento Gomes se comprometeu e já está atuando. Depois do mutirão da limpeza, com a presença de 16 pescadores, foi recolhido o lixo que deixava o reservatório em perigo de poluição, com a chegada das chuvas. “Atuamos como fiscais da Barragem, porque vivemos nela diariamente, porque fazemos parte de um dos seus objetivos, que são: abastecer a cidade, irrigação e pesca. E agora estamos mais seguros”, assegurou   Rafael Fabiano, presidente da Associação dos Pescadores, após as novas providências pela segurança da Barragem.
A Barragem Canoas é controlada pela COGERH e segundo o fiscal, a sua reserva está na faixa dos 13%, ou seja, com aproximadamente 9 milhões de metros cúbicos de água.

















TV QUIXABEIRA DO ASSARE