Sobe intenção de investimento na indústria de materiais de construção

Blog do  Amaury Alencar


A manutenção de um otimismo moderado e crescimento considerável da pretensão de investimentos nos próximos 12 meses. Essa é a análise coletada pelo Termômetro da Indústria de Materiais de Construção, divulgada pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat). A pesquisa de opinião, realizada com as lideranças do setor, reflete as expectativas futuras e opinião atual sobre o momento do setor.





O estudo destaca que, para 46% das empresas associadas, o faturamento no mês de outubro foi considerado regular. Para 35% o período foi bom ou muito bom, e as demais 19% avaliaram o desempenho como ruim. No mês seguinte, a expectativa está dividida: 50% esperam um mês de novembro bom, enquanto outros 50% esperam um mês regular. O setor mantém avaliação ligeiramente positiva sobre o Governo. Em outubro, o número de empresas que se declararam indiferentes às ações governamentais foi 73%. O número de associadas otimistas foi 23%, enquanto as demais 4% se declararam pessimistas.

Crescimento
 
Tendo a terceira alta mensal consecutiva – sendo esse o maior crescimento dessa sequência –, o total de empresas com pretensões de investimento no médio prazo, seja em expansão da capacidade, seja em modernização dos meios de produção, chegou a 81%. Em outubro de 2018 esse número era 57%.