Secult Assaré realiza com grande festa cultural o lançamento do 41º Cordel na Feira de Assaré de autoria do Mestre Cicero Batista e a brilhante apresentação do Grupo Cacimba Nova de Petrópolis – Rio de Janeiro.

Blog do  Amaury Alencar


Na manhã do dia 11 de novembro de 2019 aconteceu na linda Assaré mais uma edição do projeto Cordel na Feira, do qual todos os meses a Secretaria Municipal da Cultura, Turismo, Desporto e Lazer realiza no Calçadão Mário Gomes de Matos em plena  feira livre. Com o objetivo de fortalecer a cultura local e principalmente descobrir e lançar novos cordelistas e seus trabalhos, a Prefeitura Municipal de Assaré através da SECULT vem desde o início do ano de 2017 realizando esse grande evento com a parceria do SESC Crato.

Nessa 41ª edição lançamos o Cordel “Os Seres Nocivos do Meio Ambiente” de autoria do poeta Cicero Batista, Mestre da Cultura Assareense, nos versos apresentados ele traz um saudosismo de sua terra natal, rememorando o local onde morava, lugar simples, mas que ostenta, pois tem o necessário para viver feliz e com dignidade, e contrasta com os versos seguintes apresentando uma sequência de bichos nocivos à vida humana, logo, finaliza com uma ironia, quando nos últimos versos diz “Falei positivo / Dos seres nocivos / Do meio ambiente.

O evento contou com a participação de um grande público e teve a presença de muitas autoridades e amantes da cultura. Estavam  presentes a Vice-prefeita, Maria É, o Secretário de Finanças, Erasmo Rodrigues, a Secretaria de Educação, Edelvanha Sousa, o Secretário do Trabalho e Assistência Social, Beny Pontes, O Secretario de Obras e Infraestrutura, Anísio Mota e o Secretario de Cultura, Vavá Gois. 

Na fala de abertura Vavá agradeceu a todo o público presente, bem como  as autoridades que prestigiaram mais um lançamento do Cordel na Feira. O secretário também falou dos trabalhos desenvolvidos pela administração municipal através da SECULT Assaré, fez um breve relato da programação da 21ª Mostra SESC Cariri de Culturas, que aconteceu no fim de semana, também falou da programação que ainda está por vir durante o mês de novembro e num misto de felicidade anunciou a participação do grupo Cacimba, da Orquestra Sanfonada Brasileira, que vieram da cidade de Petrópolis - Rio de Janeiro para fazer uma belíssima apresentação no projeto Cordel na Feira e fazer também uma bela homenagem ao saudoso mestre Chico Paes. 

A Secretária de Educação, Edelvanha Sousa também fez uso da palavra e falou da importância do projeto para a cultura assareense e também da parceria da Secretaria de Cultura com a Educação, agradeceu o espaço e reafirmou a parceria de sempre. 

Logo em seguida os violeiros Manel do Cego e Ceci do Assaré, como já é de costume fizeram a abertura oficial do evento com  suas apresentações, em seguida o mestre Cicero Batista, autor do cordel junto ao seu filho Sérgio Batista fizeram uma apresentação memorável, tocando as suas violas e encantando a todos. O mestre Cicero Batista fez uso da palavra, recitou juntamente com o professor Luisão o cordel e agradeceu ao apoio e incentivo que a prefeitura vem  proporcionando aos cordelistas e artistas da terra. 

O mestre Cicero Batista juntamente com o Secretário Vavá Gois fizeram a entrega gratuita de cordéis a todos os presentes na praça e ao mesmo tempo os artistas se apresentavam na tenda principal com muito forró, repente e poesia. O poeta Daniel do Assaré declamou algumas de suas poesias e em seguida o grupo Cacimba Nova fez uma brilhante apresentação, encantando  todas as pessoas que ali estavam, parando os que por ali passavam ao chamar a atenção com o toque de oito baixos, ao passo que relembraram músicas do saudoso mestre Chico Paes. 

Outros artistas da nossa terra deram continuidade ao evento, fazendo suas participações, entre eles  Beto Moura, Toinho do Acordeon, Dé de Belo e muitos outros que sempre fazem suas apresentações no espaço do projeto Cordel na Feira de Assaré.