PSB garante legenda a Ana Paula Cruz na disputa pela Prefeitura de Juazeiro do Norte

Blog do  Amaury Alencar
Juazeiro do Norte. A cúpula do PSB no Ceará fechou questão quanto a participação da sigla partidária nas eleições majoritárias deste município no próximo ano. O partido, que está em processo de filiação de novas lideranças e de reorganização do diretório municipal, terá como representante na disputa eleitoral a ex-deputada Ana Paula Cruz, cujo  a filiação deverá acontecer no mês de dezembro, em Juazeiro do Norte, durante ato que contará com a presença dos principais quadros da sigla no estado.

Nas últimas semanas, reuniões foram intensificadas no sentido de discutir nomes que possam compor o quadro diretório do partido no âmbito municipal. Os encontros, realizados em Fortaleza, tiveram a participação do presidente estadual do PSB, deputado federal Denis Bezerra, que demonstrou profundo interesse em expandir o potencial político do partido na região do Cariri, a partir das eleições do próximo ano.

Conforme apurado pela reportagem, além de Bezerra, os ex-deputados Eudoro Santana, pai do governador Camilo Santana, e Odorico Monteiro, que já presidiu a sigla no Ceará, também estão arregimentando novas filiações ao partido. A intenção é fazer com que o PSB apresente o maior número de candidaturas majoritárias possíveis nas eleições de 2020.

Em Juazeiro do Norte, especificamente, o PSB garantiu à Ana Paula Cruz que será ela a representante do partido na corrida sucessória do ano que vem. Uma fonte ouvida pela reportagem, que prefere não ser identificada, disse que a candidatura, inclusive, independe de como o governador Camilo Santana irá se comportar quanto a sucessão em Juazeiro do Norte.

“A base é muito ampla. Há muitas pré-candidaturas. Ninguém acredita que o governador conseguirá unir a base. Ele terá que liberar [a base]. Daí, não há como ser favorável ou contrário em relação a essa ou aquela candidatura”, observou a fonte.

Além da disputa majoritária, o PSB também está desejoso em garantir espaços na Câmara de Vereadores de Juazeiro do Norte. A ideia, segundo apurado, é conquistar pelo menos três assentos na Casa Legislativa. Diferente de outras siglas partidárias, que tem negado espaço para abrigar parlamentares em pleno exercício de mandato, o PSB nutre esperanças de receber em seus quadros alguns dos atuais vereadores

. A reportagem conseguiu levantar, por exemplo, que os parlamentares Damian de Firmino e Davi Araújo estão no roll dos edis que despertam o interesse da legenda no município.

Comando no município

A direção do PSB de Juazeiro do Norte ainda não está definida, conforme apurado durante todo o dia de ontem pela reportagem. No entanto, cresce a tese de que a agremiação venha a ser dirigida pela enfermeira Onelliany Leite, esposa do atual vice-presidente da Assembleia Legislativa do Ceará. deputado Fernando Santana (PT).

A reportagem descobriu que, em pelo menos duas reuniões da cúpula do partido no estado, três nomes foram apresentados e discutidos. Nenhum deles, no entanto, recebeu aprovação para comandar o partido em Juazeiro do Norte e preparar a sigla para as eleições do ano que vem. No último encontro, realizado no escritório do deputado federal Denis Bezerra, há cerca de 15 dias, da qual participaram Ana Paula Cruz e o petista Fernando Santana, o nome de Onelliany foi apresentado.

“Como não havia consenso, o deputado Fernando Santana, que é muito próximo do presidente Denis Bezerra, e de outros líderes do partido, sugeriu que o nome da esposa pudesse também ser avaliado”, explicou a fonte à reportagem.

A avaliação, conforme a fonte, é positiva e deve garantir a indicação de Onelliany Leite ao comando do partido no município. Ouvida pela reportagem na manhã desta quinta-feira (14), a ex-deputada Ana Paula Cruz confirmou a escolha da nova dirigente. “Onelliany assumirá a presidência do PSB de Juazeiro”, disse por meio de mensagem do WhatsApp.

A expectativa é de que a posse do diretório municipal do PSB aconteça na mesma ocasião em que a ex-deputada se filiar ao partido.

*Roberto Crispim