Município do Crato fortalece participação de jovens na formulação de políticas públicas com a eleição de membros do Conselho Municipal da Juventude

Blog do  Amaury Alencar
 
A Prefeitura do Crato promoveu, nesse sábado (23), no auditório da RFFSA, o Fórum da Juventude, reunindo dezenas de jovens para discutir educação, direitos, valores e a participação efetiva na sociedade. A ação foi coordenada pela Secretaria de Esporte e Juventude (SEJU).

Também como objetivo do evento, foram escolhidos os membros do Conselho Municipal de Juventude do Crato, que prevê representantes de estudantes, mulheres, negros(as), LGBT+, esportistas, religiosos, população da zona rural e movimento cultural.

De acordo com o Secretário de Esporte do município, Lamar Lima, esse é um dia histórico para a juventude cratense e fica feliz em coordenar a pasta que realiza as ações para este público. "Esperamos que em breve, junto com o Conselho de Juventude, a gente possa construir o plano anual da juventude e buscar recursos para os projetos. Esse é o grande momento para os jovens da nossa cidade, por ter um prefeito que escuta e oportuniza ações para esse público".

Representando o Poder Legislativo, o vereador Amadeu de Freitas fez um resgate sobre a reformulação da lei que institui o Conselho de Juventude até chegar à realização do Fórum. "Agora é importante elegermos os membros do conselho para que, próximo ano, esses jovens estejam realizando a conferência municipal e ampliar a discussão em todo o município", comentou.

O secretário destaca que pela primeira vez uma gestão atende a comunidade jovem do município para ouvir suas demandas.

Na oportunidade, o prefeito Zé Ailton Brasil ouviu a juventude cratense e afirmou que o governo municipal tem total interesse que este órgão se efetive e colabore para a formulação das políticas públicas da área. "O conselho vem nos ajudar a compor as políticas públicas para a juventude. Que os oito membros estejam disponíveis para somar com o Executivo e Legislativo municipal para pensarmos em melhorias e soluções para as problemáticas da juventude", afirmou.