ADS

Ads 970x90

Moléculas bem preservadas de um fóssil datado de 110 milhões de anos foram localizadas na região do Araripe, sul do Ceará. A descoberta faz parte de um estudo foi publicado nesta segunda-feira (4) na revista científica Scientific Reports, do grupo Nature. A molécula é responsável pela pigmentação de seres vivos.
O fóssil encontrado pertence a um Tupandactylus, um pterossauro voador de tamanho médio, com aproximadamente três metros de envergadura e uma crista alta na cabeça, utilizada, entre outras coisas, para atrair parceiros, segundo os estudiosos. O bom estado de conservação do material foi comemorado pelos pesquisadores. "Parece que o pterossauro morreu ontem”, relatou Felipe Pinheiro, paleontólogo da Universidade Federal de Pampa (Unipampa, no Rio Grande do Sul), responsável pela descoberta.
Felipe e e Gustavo Prado, do Instituto de Geociência da Universidade de São Paulo (USP), lideraram as pesquisas junto a cientistas de diversos países, como Japão e Estados Unidos. O estudo foi financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

o Povo