Juazeiro do Norte adere a programa federal que permite escolas conectas à internet banda larga

Blog do  Amaury Alencar
A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Educação (Seduc) aderiu ao Programa Federal de Educação Conectada. A iniciativa contempla 42 unidades de ensino, sendo 27 na zona urbana e 15 na zona rural, onde oferece internet banda larga com intuito de auxiliar as escolas no processo pedagógico do professor e do aluno.

 Juazeiro do Norte adere a programa federal que permite escolas conectas à internet banda larga

A zona rural é contemplada com internet via satélite e a área urbana com internet via fibra ótica ou rede, onde o aluno terá acesso à internet de alta velocidade para desenvolver melhor as atividades do dia a dia.

As escolas selecionadas precisam fazer em tempo hábil a adesão, com o Plano de Atendimento Financeiro (PAF), junto à plataforma Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), para que possam, o mais rápido possível, usufruir dessa nova ferramenta. Em todo o Brasil foram 24.462 escolas pré-selecionadas e estão disponíveis para seleção dos dirigentes no período de 31 de outubro a 08 de novembro.

A pré-seleção foi feita a partir da base de dados dos censos de 2017 e 2018 , onde os critérios utilizados foram o monitoramento do PAF, relatório do IBGE contendo informações dos municípios brasileiros, relatório do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), contendo os municípios com oferta de serviço de internet com infraestrutura de fibra ótica instalada, dados das escolas relacionados aos critérios técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), tais como: adimplência das escolas e existência de unidade executora (UeX).