"Isso é uma ameaça?", pergunta André Fernandes a petista antes de votação no sub-conselho de Ética

Blog do  Amaury Alencar


Deputado André Fernandes
Deputado André Fernandes
O quadro ficou tenso nesta terça-feira, 26, entre os deputados estaduais Acrísio Sena (PT) e André Fernandes (PSL), durante sessão legislativa. O petista foi à tribuna para tecer comentários sobre postagem de Fernandes envolvendo o governador Camilo Santana (PT), na qual o deputado acusa o chefe do Executivo de divulgar obras na rodovia estadual CE-060 sem dar créditos à gestão federal de Jair Bolsonaro. O deputado é processado pelo governador pelos comentários. 

Nesta quarta-feira, 27, será votada punição ao pesselista no sub-conselho de Ética em função da denúncia em que relaciona Nezinho Farias (PDT) a facção criminosa. Sena faz parte do colegiado.
O petista iniciou fala afirmando que teve a oportunidade de assistir ao vídeo do governador na rodovia, insistindo que ele não reivindicou para si a autoria da obra em nenhum momento. Elmano de Freitas (PT), por sua vez, afirmou que a crítica de Fernandes a respeito do tamanho da placa que credita o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), órgão federal, é infundada, já que as medidas não são definidas pelo governador.

"Quando você vê os dois vídeos, deputado, não se trata de inexperiência, se trata de má-fé", disparou Sena, "vossa excelência costuma trabalhar com má-fé, é uma marca, inclusive, isso." Foi quando Fernandes pediu aparte para responder a investida, mas foi prontamente recusado pelo petista. "Tá com medo, deputado?", questionou o bolsonarista. "Não tô com medo, não, isso é molecagem sua, me respeita", devolveu Sena. "Você não me bota medo, não, me respeite", reagiu Fernandes. 

Acrísio Sena, então, reportou-se ao processo interno pelo qual o adversário responde, tramitando no sub-conselho de Ética, que nesta quarta-feira, 27, vota a suspensão dele por 30 dias, ainda no caso da denúncia sobre Nezinho Farias (PDT) e o envolvimento com facção criminosa,  já arquivada pelo Ministério Público do Ceará (MPCE). "Sou membro da Comissão de Ética e estarei amanhã se você quiser debater na Comissão de Ética de igual pra igual", endereçou o petista, dedo em riste. O parlamentar ainda sugeriu que André Fernandes respondesse novamente por quebra de decoro pelos vídeos contra Camilo.

Também a partir da tribuna, Fernandes afirmou que o Conselho de Ética da Casa está sendo usado como instrumento de perseguição contra ele. "Quer dizer que é vossa excelência que vai dizer o que eu posso ou não posso falar?" Ainda acrescentou sobre a fala de Acrísio Sena a respeito da reunião desta quarta-feira:"Isso é uma ameaça, deputado? Quer dizer que agora estão usando isso contra mim?"

André Fernandes ainda recorreu ao líder do governo, Júlio César (Cidadania) e ao presidente da Assembleia, José Sarto (PDT), "seja lá onde você estiver". "É viável um deputado olhar pra mim e dizer 'amanhã a gente se vê no Conselho de Ética?'", questionou, afirmando que os deputados não concordam com a fala. "Mas, para variar, mais uma petista para falar merda", bradou. 


o Povo