II Concurso de Benditos e inauguração de réplica do quarto do Pe. Cícero marcam ações da Sedeci na Romaria de Finados

Blog do  Amaury Alencar
A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, reconhecendo os romeiros como os principais construtores da cidade arquitetada pelo Padre Cícero, vem capacitando o setor de Comércio e Serviços para o atendimento humanizado e diferenciado aos visitantes.
A loja de confecções T&C, por exemplo, na sexta-feira, 1⁰, durante a romaria de finados, realizou o II Concurso de Benditos, com premiação total de R$ 1 mil, e inaugurou uma réplica do quarto do Padim.

"Eu me lembrei de quando ele subia o Horto para descansar na rede dele", disse, emocionada, a romeira Maria Leda da Silva, de Pernambuco. Ela foi a vencedora da "competição de fé", dessa vez, protagonizada por pernambucanos. Na primeira edição, que aconteceu na última romaria de Nossa Senhora das Dores, a maioria dos participantes era de Alagoas.
Com cenografia e trilha sonora tão convidativas aos devotos, a movimentação na loja aumentou, favorecendo as vendas.
"Nós abraçamos o projeto Bem-Vindo Romeiro, da Sedeci, e temos percebido o quão inspiradoras são a religiosidade e toda a identidade cultural do Cariri", afirmou Lenir Pinheiro, gerente da T&C.
"Esta é a terceira vez que venho a Juazeiro do Norte e estou me sentindo muito mais feliz e à vontade para fazer minhas compras, depois da peregrinação. A sensação é de que estou em casa", falou a romeira pernambucana, Débora Lacele.
Para o final de ano, a proposta é levar a cultura do Ciclo de Reis às vitrines e fachadas dos estabelecimentos comerciais, segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Michel Araújo.
"Assim como o Prefeito Arnon Bezerra, acreditamos na força das nossas tradições", enfatizou.
A Diretora de Comércio e Serviços da pasta, Josefa Costa, destacou que lojistas e demais empresários já estão sendo provocados a tornar suas vitrines e fachadas mais inteligentes e inovadoras, a partir do colorido e brilho dos adereços folclóricos e de apresentações dos grupos de reisado locais.