ADS

Ads 970x90

Governo convoca concursados da Secult no Dia Nacional da Cultura



Em evento no Palácio da Abolição, Secult lançou Plano de Gestão 2019-2022 da Cultura do Ceará 
O Ceará celebrou o Dia Nacional da Cultura, 5 de novembro, com a convocação dos concursados da Secretaria da Cultura do Estado e lançamento do Plano de Gestão 2019-2022 de Cultura, na manhã desta terça-feira, no Palácio da Abolição. Com grande presença de agentes culturais, o momento foi de comemorar a chegada de novos concursados, que foram cumprimentados pela vice-governadora Izolda Cela, representando o governador Camilo Santana; pelo secretário-chefe da Casa Civil, Élcio Batista; e pelo secretário da Cultura do Estado, Fabiano Piúba.
A vice-governadora Izolda Cela aproveitou o momento para saudar os concursados - são 102 vagas abertas neste que é o primeiro concurso da pasta, criada em 1966. "Desejo boa sorte e tenho percepção que o serviço público tem uma tarefa agregada que é o resgate da integridade, da seriedade perante a sociedade. Chegando à Secult, vocês irão agregar muito e vamos ver no Ceará muitas histórias felizes, com certeza", comentou. 
Já o secretário-chefe da Casa Civil, Élcio Batista, reforçou o papel da cultura enquanto vetor estratégico para o desenvolvimento. "É preciso valorizar a cultura no âmbito da economia da criativa. Essa riqueza e prosperidade da cultura tem sido buscada nessa gestão do governador Camilo Santana, com uma série de ações, seja com a política de editais, com o fomento a projetos e novos empreendimentos. Nesse sentido, vamos inaugurar o primeiro grande centro de cultura no interior, que teremos na Cidade do Crato. contribuindo com o desenvolvimento da região do Cariri. Cultura é divertimento, é diversidade mas também é um momento de esperança. Através da Cultura podemos transformar a sociedade", frisou.
Fabiano Piúba ressaltou que o concurso é um compromisso expresso no Plano de Governo 7 Cearás e estabelecido como meta 2 da lei que institui o Plano Estadual de Cultura do Ceará, sancionado pelo governador Camilo Santana em 2016. Sobre o Plano de Gestão "Ceará, estado da cultura" lançado, o gestor reforçou a política cultural que vem sendo feita no Estado. "Compreendo o Plano de Gestão como um plano de voo e de resistência de afirmação do direito à cultura e às artes como expressões da inventividade, imaginação, criatividade, produtividade, identidade, diversidade e como exercício pleno da democracia e da livre expressão. 'Ceará, estado da cultura' é uma manifestação desse direito. Um posicionamento político em tempos sombrios de posturas de criminalização das artes e de esvaziamento das políticas e dos órgãos culturais. Nesse contexto nacional, como já afirmamos, o Ceará é uma luz acessa no e para o Brasil, encarnando a alma e o espírito crítico e livre que só as artes e as culturas são capazes de transgredir, transcender e transformar espaços, tempos, economias, realidades e vidas.", ressaltou. 

Concurso Público

Passos importantes foram dados, com a realização do primeiro Concurso Público para a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), em cumprimento à lei do Plano Estadual de Cultura, aprovado em 2016. Os 102 aprovados no primeiro concurso público da história da Secult foram convocados, conforme anunciou o governador Camilo Santana, em setembro deste ano, durante bate-papo com a população pelo Facebook e Instagram. O edital de convocação do concurso já está disponível no site da Secult.

Nos seus 53 anos de existência, esse foi o primeiro concurso público realizado pela Secult para a contratação de servidores de carreira. “A Secretaria da Cultura do Estado é a mais antiga do Brasil, nunca teve um concurso e eu assumi o compromisso de fazer o concurso público e fizemos. São 102 profissionais e por sugestão do próprio secretário (da Cultura) Fabiano Piúba, a gente vai aproveitar o Dia Nacional da Cultura, 5 de novembro, para poder convocar os nossos primeiros concursados da Secretaria da Cultura do Estado”, comunicou o governador Camilo durante o bate-papo com a população pela internet.

Com a convocação, a Secult ganha o aporte de 55 analistas de cultura, 17 bibliotecários, dez historiadores, oito analistas de patrimônio, quatro arquivistas, quatro museólogos, dois antropólogos e dois sociólogos.


Plano de Gestão 2019-2022 da Secult

Novos equipamentos – a Estação das Artes, em Fortaleza, e o Centro Cultural do Cariri, na cidade do Crato -, criação de novos editais, entre outras ações estão previstas no Plano de Gestão 2019-2022 da Secult, que foi lançado nesta terça-feira, 5 de novembro e está disponível no link
Novos equipamentos – a Estação das Artes, em Fortaleza, e o Centro Cultural do Cariri, na cidade do Crato -, criação de novos editais, entre outras ações estão previstas no Plano de Gestão 2019-2022 da Secult, que foi lançado nesta terça-feira, 5 de novembro e está disponível no link.

“Estamos falando do presente, mas mirando o futuro na perspectiva da cultura do planejamento. Um tema tão recorrente nas falas do Governador Camilo Santana e uma diretriz dada diretamente por ele no sentido de consolidarmos no Ceará um processo de política de estado a partir do diálogo participativo, da gestão inovadora e da implementação da cultura de planejamento de longo prazo. O Ceará 2050 é uma tradução concreta desse princípio e diretriz. O Ceará é uma escola de gestão pública, sempre procurou aprimorar os processos administrativos e estratégicos da formulação e execução das políticas públicas. No Governo Camilo Santana essa pauta da governança ganhou mais relevo, ocupando centralidade na arquitetura estrutural das políticas públicas, visando ações mais assertivas e resultados mais consistentes”, comenta o secretário da Cultura do Ceará, Fabiano Piúba.


Programação do Novembro da Cultura
O Dia Nacional da Cultura também será comemorado durante o mês com programações especiais nos equipamentos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), como Theatro José de Alencar, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o Porto Iracema das Artes e o Cineteatro São Luiz. Muitas atividades contam com entrada franca. A programação pode ser conferida no site da Secult.
Governo convoca concursados da Secult no Dia Nacional da Cultura Governo convoca concursados da Secult no Dia Nacional da Cultura Reviewed by blogdoamauryalencar.blogspot.com.br on 19:46 Rating: 5

Random Posts

3/random/post-list