Gestão Municipal participa da programação sobre a consciência negra na Casa do Infincado

Blog do  Amaury Alencar


O evento surgiu pela iniciativa do Padre Vilecí Vidal, que é membro nato da Comissão Pastoral da Terra – CTP, um movimento social ligado à Diocese de Crato, da qual o religioso está agregado. A Secretaria Municipal da Cultura entrou com o apoio institucional para a realização do evento e como parceiros, entraram em seguida, a Comunidade de Genezaré ,a Secretaria Municipal de Educação, pela Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Joaquim Neco da Costa, da professora Cidália e sua família, do seu Hélio Rodrigues, (hoje proprietário da fazenda Infincado) e a Secretaria de Governo da Gestão Evanderto Almeida.

Segundo o Padre Vileci, “o objetivo maior é manter viva a cultura e memória dos negros, pessoas fundamentais e importantes na construção e formação do nosso País”.  

A programação da 11ª edição do Dia da Consciência Negra na casa Grande do Infincado iniciou-se com o acolhimento ao público pelos grupos de manifestações culturais afro -descendentes, que estão ligados ao evento. Após a acolhida, o Padre Vileci Vidal celebrou a Missa solene. Na homilia, o tema racismo prevaleceu após o litúrgico. Entendendo-se que, a data marca sempre um ponto de partida para mais uma investida contra a segregação racial e sugere a convivência pacífica, como forma de vida, respeitando as diferenças, como estão nos ensinamentos de Cristo no Evangelho.

Após a missa, a Secretaria de Cultura lançou o Cordel de autoria do poeta popular Cícero Batista, da Serra de Santana, com o tema “Os seres nocivos do meio ambiente”.  E apresentou na sequência, os projetos culturais apoiados pela Pasta, em destaques: Grupo de Maneiro Pau, Roda de Capoeira, Grupo de Cantigas de Rodas e peças teatrais das escolas parceiras.

Já a Secretaria  Municipal de Educação se fez presente na programação pela Escola Joaquim Neco, que funciona em Genezaré, distrito em que está localizada a casa do barão. Os alunos reforçaram o evento, contando para o público, a história da casa Grande do Infincado, que pertenceu ao Barão de Aquiraz e no passado, foi palco de escravidão. A outra presença se deu por conta da URCA, que mantém em Assaré a formação pedagógica especialmente para os professores. A turma do PARFOR se fez acompanhada da professora Zuleide Queiroz.

Compareceram nesta sexta-feira à casa Grande do Infincado para participar da 11ª edição do Dia da Consciência Negra, as seguintes autoridades do Município: Vice-prefeita Maria É Braga, Secretário de Cultura Vavá Gois,  Secretária de Educação professora Eldevanha de Souza, Secretário de Agricultura Iézio Franklin, Prefeito de Campos Sales Moésio Loiola e sua comitiva e o renomado escritor Gilmar de Carvalho que veio a convite da Secretaria Municipal da Cultura de Assaré.

Veja a matéria completa e dezenas de fotos do evento acessando o link abaixo: