Em Salitre, dom Pastana crisma 112 jovens e adultos

Blog do  Amaury Alencar
Cibele sendo ungida com o óleo do crisma. Foto: Patrícia Silva


Durante a noite desta sexta-feira, dia 22 de novembro, data em que a Igreja celebra a memória da mártir Santa Cecília, 112 jovens e adultos da Paróquia São Francisco de Assis, localizada em Salitre, receberam o sacramento da crisma na missa presidida por dom Gilberto Pastana e concelebrada pelo pároco, padre Nino Grangeiro, na Igreja Matriz.

Para chegar a esta celebração, os crismandos, que pertenciam a 30 comunidades, passaram por 10 meses de catequese, em encontros que aconteciam semanalmente. Após este tempo de preparação, a ansiedade nos olhos deles era visível e todo sacrifício para estar ali, válido. A jovem Cícera Cibele de Sousa Silva, por exemplo, saiu de casa cedo, às 16h30, para chegar ao local da celebração às 18h. Ela mora na comunidade mais distante, no Sítio Serrinha do Geraldo, que fica a 70km.
Cibele revelou que a catequese fez com que ela encontrasse sentido para a vida, quando estava em depressão. “A preparação para a crisma me ajudou a compreender que o amor de Deus por nós é infinito e, mesmo a gente estando muito pra baixo, Ele nos ajuda”, disse ela afirmando que após a celebração deste dia fará parte do Grupo de Jovens do Sítio Lagoa dos Paulinos, comunidade em que ela foi catequizada.

Inclusive, este foi um pedido que dom Gilberto fez aos crismandos durante a homilia. “Vocês serão jovens conscientes e, alimentando o Espirito de Deus que hoje estão recebendo, devem conservar este Espirito. Se engajem na vida da comunidade, pois uma coisa é nossa vida antes deste sacramento, outra coisa é nossa vida depois”, enfatizou.
A celebração deste dia também foi marcante para os catequistas. “Este é um momento, para nós catequistas, de muita alegria porque estamos vendo esses jovens ficando adultos na fé. Então é só louvar a Deus pela vida de cada um porque a gente sabe que não é fácil, o mundo quer atrair, de qualquer forma, cada um deles. Então, vê tantos jovens e adultos aqui, recebendo este sacramento, é realmente para ficarmos felizes e glorificamos a Deus por tudo isso”, expressou o coordenador paroquial da catequese, Cleber Guedes.

Todos os crismados foram presenteados com o livro “Eu Creio- Pequeno Catecismo da Igreja Católica”. O bispo também presenteou os catequistas, ao fim da missa, com exemplares do livro, agradecendo a doação de vida de cada um para construção do reino de Deus.

Por: Jornalista Patrícia Silva- DRT 3815/CE