Comércio e serviços contratam para a alta estação no Ceará

Blog do  Amaury Alencar


RESTAURANTES esperam o fim do ano para tentar recuperar ganhos após crise, que piorou com os ataques criminosos no início do ano
RESTAURANTES esperam o fim do ano para tentar recuperar ganhos após crise, que piorou com os ataques criminosos no início do ano
Saques do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) neste segundo semestre, liberação do 13º salário, novo Programa Verde Amarelo do Governo Federal que facilita contratações, alem do Ceará como destino consolidado para o turismo são fatores considerados como impulsionadores da economia neste fim de ano. Segmentos do comércio e serviços já se preparam com novas ofertas e também projetam contratações para atender a demanda.

De acordo com o titular da Secretaria do Turismo de Fortaleza (Setfor), Alexandre Pereira, uma pesquisa a ser lançada pela Kayak, plataforma para busca de passagens, hotéis, pacotes e ofertas, coloca Fortaleza como o segundo destino mais procurado do País para o Réveillon.

Ele afirma que há otimismo entre os setores, justificado pelos indicativos de boa movimentação aeroportuária. Em reuniões com grupos de mídia e de agências de viagem, em São Paulo, Alexandre diz que se percebe a procura prévia pelo destino. "Estou animado e otimista".

O aquecimento do mercado de trabalho é esperado por causa da recém anunciada Medida Provisória que instaurou o Programa Verde Amarelo, que desburocratiza e desonera os processos de contratações de jovens entre 18 e 29 anos. Somente para o atendimento em barracas de praia da Praia do Futuro, devem ser contratados em torno de 300 profissionais para o período das férias. No setor de hotelaria serão abertas vagas de recepção, garçons e camareiros. E apenas o Beach Park Entretenimento anunciou mais 300 postos temporários para a alta estação.

A presidente da Associação de Barracas da Praia do Futuro, Fátima Queiroz, comenta que neste mês os donos de barracas recebem os currículos de candidatos para trabalho temporário. Também é tempo para treinar pessoal, melhorar os ambientes. "É um mês de preparativos. Até o dia 15 de dezembro".
Ela acredita que a crise começa a dar trégua e são esperados mais visitantes neste ano, além da demanda crescente de famílias e empresas que realizam confraternizações nas barracas. "Estamos trabalhando no sentido de criar ambientes mais agradáveis, com ambientação, decoração e melhoria de alguns equipamentos", complementa.

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Ceará (Abrasel-CE), Rodolphe Trindade, revela que o segmento está com perspectivas positivas quanto à recuperação, já que foi impactado com uma crise, e que, no início do ano, os ataques criminosos acabaram inibindo a recuperação do setor. As prévias mostram o pior cenário desde 2014 e dependem agora de um bom fim de ano para amenizar perdas. "Esse ano foi bem fraco, mas estamos animados para o fim de ano".
"A expectativa para o Réveillon está muito boa, principalmente com a duplicação do espaço do Aterro da Praia de Iracema. Esperamos a retomada da economia brasileira, já que o turista nacional representa a maioria do nosso público", acrescenta.

O setor de hotéis já possui números para o mês de dezembro: deve fechar o ano com 95% de ocupação hoteleira. O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Ceará (ABIH-CE), Eliseu Barros, ressalta que o setor vem em recuperação após um primeiro semestre abaixo do esperado. A esperança é de que os dados positivos sejam consolidados neste fim de ano com o Réveillon. E já comenta que a MP que facilita a contratação de jovens deve fomentar o emprego. "Vai repercutir não só no turismo, mas em todos os segmentos, principalmente na alta estação, quando há aumento nas contratações".

 
Emprego
De acordo com o levantamento "Emprego de Atividades de Turismo", da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), no seu dado mais recente, de setembro, após dois meses de variação negativa, com mais demissões do que contratações, o setor mostrou recuperação, abrindo 344 vagas. Em 12 meses, há saldo positivo de 1.506 empregos gerados. Atualmente, são 66.028 pessoas empregadas no setor de turismo.
CRICA BEZERRA, presidente do Grupo Geppos
CRICA BEZERRA, presidente do Grupo Geppos
"O pior já passou"
Com um faturamento 9,8% melhor do que em igual período do ano passado, o empresário Crica Bezerra comemora o desempenho dos negócios neste ano. Além do Cabaña del Primo, com duas unidades na Capital, Crica Bezerra é proprietário do Misaki e do Geppos Italiano e Praia. Ele lembra dos anos de crise e crava: "Tenho sentido uma retomada de confiança, de que o pior já passou". A expectativa é que nos meses de novembro, dezembro e janeiro, as vendas aumentem 40% em comparação ao resto do ano. Também já prepara a contratação de 12 profissionais para os restaurantes.
CRICA BEZERRA, presidente do Grupo Geppos