OUTUBRO 15, DIA DO PROFESSOR!

Blog do  Amaury Alencar



Dizer da relevância de uma professora, de um professor, em qualquer estágio na área da Educação é mera redundância, mas que ainda assim cabida todas as vezes que lembrados, reconhecidos e amados como todos deveriam ser, mas que nem sempre ocorre.

 

Elas e eles são as portas mais relevantes e edificantes de ingresso para todas as profissões! Nada se alcança sem que tenhamos uma orientação básica, fundamental até ao aperfeiçoamento técnico-intelectual universitário profundo e exigido em cada área. 

Passamos pelas mãos desses mestres, que muitas vezes ultrapassam a função de meros educadores ao se lhes atribuírem, ou abraçam, espontaneamente, funções paternas ao zelar também pelo aprimoramento moral que muitas vezes não observados nos lares dos seus queridos alunos. 

É uma missão árdua e pouco ou nunca reconhecida compativelmente, não só pelos pais dos seus educandos como também pelos administradores das instituições em que labutam ao não se lhes conceder um reconhecimento justo de uma base remuneratória carecida. São 30 ou 40 horas semanais que seguidas rigorosamente, mas que sempre remunerada aquém da relevância dos seus nobres serviços prestados aos municípios, estados e ao próprio país. Tudo passa pelas zelosas mãos dos educadores. 

Se, comparativamente, analisarmos o esforço dedicado em relação a outras profissões, em especial políticos - que regiamente e nem sempre justificadamente remunerados, por exemplo, veremos que há uma inversão de valores e persiste sem que se pugne pelo equilíbrio pertinente.  

Posto isto, a eles, nossos queridos docentes que são ou deveriam ser lembrados pelo resto de nossas vidas e que dedicam as suas - muitas vezes com sacrifícios próprios e de seus familiares, labutando em salas sem a mínima estrutura técnica e de conforto, algumas vezes correndo até riscos de agressões morais e físicas, o nosso profundo RECONHECIMENTO! 

Que as autoridades competentes revejam suas posições na busca do equilíbrio equitativo e ajustado com a prosperidade e dignidade propiciadas por essa classe, nossos queridos EDUCADORES!!!

José HILDEBERTO Jamacaru de AQUINO