Juazeiro do Norte, pioneiro na Lei Municipal de Inovação, será tema na Câmara Federal

Blog do  Amaury Alencar
A Prefeitura de Juazeiro do Norte será representada na Câmara dos Deputados, em Brasília, pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Michel Araújo, no próximo dia 8, no Seminário "Cidades Inteligentes, Humanas e Sustentáveis", proposto pelo Grupo de Estudos Cidades Inteligentes do CEDES e pela Subcomissão Especial Cidades Inteligentes da CDU - Comissão de Desenvolvimento Urbano.

Michel Araújo será o único palestrante da esfera municipal. Ele estará ao lado do Presidente da Softex - Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro, Ruben Delgado, e da Coordenadora de Programa no Instituto de Tecnologia & Sociedade do Rio de Janeiro, Débora Albu.
O objetivo geral das discussões será identificar mecanismos disponíveis para os gestores locais e oportunidades de aprimoramento da legislação que facilitem a solução de problemas nos municípios e ajudem a desenvolvê-los de forma sustentável, inovadora e colaborativa.

Nesse sentido, Juazeiro do Norte virou referência dentro e fora do país quando aprovou, no ano passado, a primeira Lei Municipal de Inovação no Brasil, com um Plano Diretor de Tecnologias e Cidades Inteligentes, obedecendo à norma ISO - Organização Internacional de Normalização que mede a inteligência das cidades - e ao Plano Nacional de Internet das Coisas - IoT, referente à interconexão digital de objetos cotidianos com a internet.
Um projeto do município em evidência é o da PPP - Parceria Público-Privada, com foco na troca de 26 mil postes por LED, o que viabilizará, por exemplo, Wi-Fi gratuito e videomonitoramento nas ruas, beneficiando áreas como segurança e mobilidade urbana. A Praça do Giradouro foi piloto do projeto, que está sob análise do Tribunal de Contas do Estado.
"A PPP vai oportunizar tornar Juazeiro do Norte uma cidade inteligente, ou seja, melhoraremos a qualidade de vida da população", disse o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação. Michel Araújo destacou que na gestão do Prefeito Arnon Bezerra, há a preocupação de agilizar esse conceito, sua efetivação, porque as transformações são velozes diante do que a tecnologia está causando. "No caso do mercado de trabalho, sabemos que boa parte dos empregos atuais irão desaparecer, enquanto outros surgirão, assim como aconteceu na revolução industrial, quando o trabalho braçal deu lugar ao maquinário. Então, precisamos fomentar, principalmente nas novas gerações, essas profissões do futuro", disse.
CEDES
O CEDES - Centro de Estudos e Debates Estratégicos - é um órgão técnico-consultivo, vinculado à Presidência da Câmara dos Deputados, composto por 23 parlamentares, os quais têm a atribuição de propor uma agenda de atividades e conduzir estudos estratégicos para o Brasil, desenvolvidos com o apoio da Consultoria Legislativa. O trabalho do Colegiado é dedicado à análise, discussão e prospecção de temas de caráter inovador ou com potencial de transformar as realidades econômica, política e social do país.