Incêndios atingem área de mata no município de Assaré há três dias

Blog do  Amaury Alencar


Conforme O POVO apurou com fontes locais, o fogo avança cada vez mais, e há dificuldade em controlar as chamas por conta do calor, do vento e da mata seca das roças


Pelo menos dois incêndios foram registrados em áreas de mata no município de Assaré
Pelo menos dois incêndios foram registrados em áreas de mata no município de Assaré(Foto: Itamar Pio)
Desde a última segunda-feira, 7, pelo menos dois incêndios foram registrados em áreas de mata no município de Assaré, distante cerca de 476 quilômetros de Fortaleza. Conforme O POVO Online apurou com fontes locais, o fogo avança cada vez mais e há dificuldade em controlar as chamas por conta do calor, do vento e da mata seca das roças.

Conforme informações do vereador Itamar Pio (MDB), que reside na região do incêndio, o prejuízo causado pelas chamas é incalculável, já que muitas cercas foram queimadas, consumindo pastagens que alimentam os rebanhos bovinos da área.

Mesmo com o trabalho de voluntários na contenção das chamas, diversas roças de algodão e de capim estão sob ameaça de destruição pelo incêndio. “Os prejuízos na pastagem, nas matas e principalmente das cercas, são incalculáveis. O proprietário Maninho Leite já perdeu grande parte das cercas da sua propriedade, toda ela feita de estaca de aroeira e arame. 

E o arame farpado, depois que passa o fogo, não serve mais para nada. E as estacas já viraram cinza”, disse Itamar. Este primeiro incêndio, que teve início na região do Amaro e terminou na Serra de Santana, teria sido contido pelo Corpo de Bombeiros.

No Sítio Varjota, no entanto, o incêndio perdura há três dias. Cerca de 100 hectares de mata nativa já teria sido destruído pelas chamas. Por ser de difícil acesso, o trabalho de voluntários no combate às chamas tem sido complicado. O fogo estaria próximo de residências locais.

O POVO Online procurou a assessoria do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), para obter informações sobre o combate às chamas. A reportagem aguarda resposta.

Com informações do repórter Amaury Alencar  

O POVO