III edição da Feira do Conhecimento começa na próxima quarta-feira, em Fortaleza

Blog do  Amaury Alencar

A ciência ganha mais destaque no Estado do Ceará, com a realização, a partir da próxima quarta-feira, 16, da Feira do Conhecimento 2019 (FdC3), que será realizada no Centro de Eventos, em Fortaleza, até o próximo dia 19. O evento contará com a presença das diversas instituições educacionais do Estado, como as universidades, institutos de educação, levando as mais diversificadas experiências nas áreas da ciência e tecnologia, num espaço aberto ao público, com entrada e inscrições gratuitas.

Nenhuma descrição de foto disponível.


A Universidade Regional do Cariri (URCA) contará com dois importantes espaços, em que irão levar as exposições Gigantes do Kariri, com réplicas de animais pré-históricos, pelo Geopark Araripe, e A URCA abrindo as portas para o Futuro, levando a história dos 33 anos da instituição e sua relevância para o desenvolvimento da região, história, e a produção nas áreas do ensino, pesquisa e extensão.

A Feira vai reunir academia, empresas, governo e comunidade com atrações que vão desde hackathon, torneio de robótica, corrida de drones, festival de jogos, arena games, planetário, Salão do Inventor, Ceará Faz Ciência, a palestras, oficinas, maratonas e rodadas de negócios.

São 170 expositores, distribuídos em um espaço de 16 mil metros quadrados, apresentando o Ceará como indutor e catalisador da transferência de C&T.

Entre os convidados, Silvio Meira, Bráulio Bessa, Camila Farani e Lia Medeiros, que são referência na atualidade nos campos do empreendedorismo, tecnologia, inovação e ciência. Eles farão as Palestras Master, que acontecerão todos os dias, às 19 horas, no Palco do Conhecimento, o principal espaço da FdC3. As palestras abordam vários assuntos, como a criação e modulação de projetos, modos de empreender e conceitos de astrofísica, temas que envolvem tanto o público estudantil quanto os grandes empresários.

A Feira do Conhecimento 2019 é uma realização do Governo do Ceará, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Instituto Centec, Fiocruz, Aprece e Cosems/Ce  e será realizada de 16 a 19 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará. A expectativa é reunir mais de 15 mil visitantes. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site www.feiradoconhecimento.com.br

images/stories/feira em fortaleza 1.jpg


Feira de Soluções para Saúde

Este ano, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) estará mais uma vez presente na programação da Feirado Conhecimento, com a Feira de Soluções para Saúde. Com o tema Saúde Digital para Territórios Saudáveis e Sustentáveis, a Feira de Soluções apresenta atividades abordando diversos assuntos que impactam a saúde da população, além do Hackathon, maratona de dados em que profissionais da saúde, desenvolvedores e profissionais de análise de dados buscam discutir novas ideias e desenvolver projetos a partir de uma grande base de dados disponível.

Palco do Conhecimento

O Palco do Conhecimento é uma das novidades da FdC3 e será instalado no centro do pavilhão de exposições onde acontecerão as principais palestras, painéis, shows e solenidades de premiação. Com formato 360º equipado com painéis de LED, o palco terá caráter multiuso e utilizará tecnologia silent, dando versatilidade para o ambiente e possibilitando realizar até três eventos simultâneos com capacidade para até 300 pessoas.

Confira as Palestras Master que acontecerão no Palco do Conhecimento

Bráulio Bessa – 16/10
O famoso poeta cearense apresenta sua palestra “A Arte de Empreender”, onde conta a sua trajetória de vida e como a tecnologia foi fundamental para impulsionar a sua carreira. Hoje os seus vídeos já ultrapassaram a marca de 100 milhões de visualizações.
Silvio Meira – 17/10
O cientista, professor e empreendedor brasileiro, eleito pela Revista Época como uma das cem pessoas mais influentes do país, em 2009, é destaque quando o assunto é inovação e empreendedorismo. Com reconhecidos trabalhos em Recife, como o Porto Digital e o ARIES (Agência Recife para Inovação e Estratégia), Silvio traz para a FdC3 sua palestra “Gente Digital: os líderes do futuro”, na qual aborda o mundo digital e as novas formas de liderança.
Camila Farani – 18/10
Um dos grandes nomes brasileiros nas áreas do empreendedorismo e do investimento anjo, Camila Farani cria negócios há mais de 17 anos e atua como investidora e mentora apoiando startups em desenvolvimento no Brasil e no mundo. Camila ainda é famosa por sua participação no programa Shark Tank Brasil, da Band, e apresentará durante a Feira do Conhecimento a palestra “Como Vencer Tubarões”, onde ensina formas de vencer grandes desafios sob a ótica do empreendedorismo, trazendo exemplos de negociadores do programa Shark Tank Brasil.
Lia Medeiros – 19/10
A cientista brasileira e doutora em física pela Universidade da Califórnia, Lia Medeiros, fez parte da equipe de pesquisadores, astrofísicos e cientistas responsáveis pela primeira imagem de um buraco negro, um dos grandes feitos astronômicos dos últimos tempos e que causou furor na comunidade científica. Com a palestra “Uma Viagem para o Buraco Negro”, Lia traz a Feira do Conhecimento os detalhes desse projeto e diversos ensinamentos sobre astronomia.

Feira do Conhecimento – Ciência, Tecnologia, Inovação e Negócios (FdC3)
16 a 19 de outubro de 2019
Quara a Sexta-feira das 14 às 21h / Sábado: 10h às 18h
Centro de Eventos do Ceará
Entrada Gratuita
Inscrições e programação: www.feiradoconhecimento.com.br