Em seus primeiros nove meses na Presidência, Jair Bolsonaro já
ampliou em ao menos 325 postos o número de militares, da ativa e da
reserva, que participam da administração federal.
Além dele –capitão reformado– e do vice, o general Hamilton Mourão, e
de 8 de seus 22 ministros, há ao menos 2.500 militares em cargos de
chefia ou assessoramento, em uma curva ascendente iniciada sob Michel
Temer (2016-2018) –que rompeu com a simbólica prática de governos
anteriores de nomearem civis para comandar o Ministério da Defesa.
A Folha obteve as informações por meio de pedidos da Lei de Acesso à
Informação enviados a mais de cem órgãos federais, incluindo os
ministérios e principais estatais, como Embratur, Chesf (Companhia
Hidrelétrica do São Francisco) e Casa da Moeda.
Em pelo menos 30 houve ampliação do número de militares em relação a
Temer. Em apenas 4 houve redução. Alguns não responderam ao pedido.
A
ampliação de fardados em funções ocupadas eminentemente por civis após o
fim da ditadura militar (1964-1985) foi mais expressiva em pastas
próximas a Bolsonaro, como o Gabinete de Segurança Institucional, que
passou de 943 para 1.061 militares. Na Vice-Presidência, houve salto de 3
para 65.
Outras também tiveram crescimento relevante. No Meio Ambiente,
responsável pelo mais recente desgaste do governo, o número de militares
foi de 1 para 12.
O Ministério da Justiça, comandado por Sergio Moro, quase dobrou o
seu contingente verde-oliva –de 16 para 28. Por ordem do general
Guilherme Theophilo, secretário nacional de Segurança Pública, os
militares da pasta devem ir fardados toda quarta-feira. Pela manhã,
pontualmente às 8h45, eles se perfilam para a execução do Hino Nacional.
A solenidade, conhecida como formatura, é comum apenas em unidades
militares.
A Folha ouviu ex-ministros da Defesa e especialistas.
Em linhas gerais, avaliam que o governo Bolsonaro recorreu à caserna
menos pela afinidade do presidente com os militares e mais pela quase
absoluta falta de estrutura partidária e política dele, que foi um
deputado de baixíssima expressão na maior parte de seus 28 anos de
Congresso Nacional.
“Ele sempre foi uma espécie de sindicalista parlamentar voltado para
as Forças Armadas, sobretudo os escalões mais intermediários e baixos,
além de policiais. Obviamente tem uma visão ideológica por trás, mas,
quando ele chega ao governo, onde vai buscar estrutura? Nas Forças
Armadas”, afirma Raul Jungmann, que foi ministro da Defesa e da
Segurança Pública de Temer.
“Elas [Forças Armadas] hoje têm um programa de formação de quadros
que eu reputo entre os melhores do mundo. A gente não tem a tecnologia, o
dinheiro, mas em termos de formação eles são muito exigentes”, diz o
ex-ministro.
“Esses presidentes que chegam ao poder sem uma estrutura partidária
consolidada, de apoio, tendem a fazer esse movimento. O primeiro é
diminuir o número de ministérios, até pela falta de quadros capacitados.
A dimensão do autoritarismo é muito flagrante no governo atual, mas tem
essa outra dimensão que é o despreparo, não só do presidente, mas uma
ausência dos quadros ao seu redor”, reforça o historiador Carlos Fico,
professor da UFRJ.
Sobre as consequências da “invasão verde-oliva” em cargos eminentemente civis, Jungmann diz não ver maiores problemas.
Fico ressalta a discrepância entre a lógica da caserna e da administração pública.
“Esse ethos militar seguramente não é familiar e frequentemente não é
compatível com o ambiente de gestão mais democrática. Esse é um dos
prejuízos. Existe também um certo mito de que os militares seriam bem
preparados. O fato é que eles são preparados nas escolas militares, que
têm um componente ideológico muito forte e muito negativamente forte,
que ainda ressoa aquele ambiente da Guerra Fria.”
Para Aldo Rebelo, que foi coordenador político do governo Lula
(2003-2010) e ministro da Defesa de Dilma Rousseff (2011-2016), o maior
prejuízo pode ser para a imagem dos militares.
“O problema que vejo é que isso possa parecer um aval das
instituições militares a políticas de governo, algumas das quais eu sei
que eles não estão de acordo, como a política externa.”
No fim de janeiro, o cientista político Octavio Amorim Neto,
professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
(Ebape), da FGV, publicou artigo em que manifestava preocupação com a
ameaça de perda de controle civil sobre os militares.
“O referido controle é uma condição necessária de um regime
democrático. Não há democracia quando as Forças Armadas vetam decisões
governamentais que não digam respeito à defesa nacional”, escreveu à
época.
Agora, afirmou à Folha que a demissão do general Santos Cruz da
Secretaria de Governo é um exemplo de limite político estabelecido por
Bolsonaro aos seus antigos colegas de caserna. Mesmo assim, há um
enfraquecimento desse controle, em sua visão.
“O Ministério de Defesa é, em qualquer lugar do mundo, o principal
instrumento de controle dos militares pelos civis. O simples fato de
estarmos há quase 20 meses sem um civil à frente do ministério é
evidência suficiente da erosão do referido controle.”
O Ministério da Defesa afirma que os militares “podem contribuir com
suas sólidas formações e experiências nas atividades e funções julgadas
necessárias e oportunas pelos gestores públicos, desde que guardem
consonância com suas competências”.
A pasta diz que o número de militares da ativa em funções da
administração pública não é representativo e que uma das atribuições
subsidiárias das Forças Armadas é cooperar para o desenvolvimento
regional.
O Gabinete de Segurança Institucional diz que o crescimento de
militares no órgão se deve ao aumento do nível da segurança prestada ao
presidente, vice-presidente e familiares, que são em maior número em
relação a 2018.
A Secretaria-Geral afirma que o número de militares
da ativa na administração permanece estável em relação ao governo
passado. “A contribuição dos militares é relevante na medida em que
possuem formação e experiência nas áreas em que atuam”, diz.
O Incra (orgão da reforma agrária) alega que o aumento do número de militares foi uma decisão de gestão do atual governo.
Minas e Energia afirma que as nomeações levam em conta a meritocracia, independente da origem civil ou militar.
Ciência e Tecnologia diz que os militares, assim como os outros servidores, foram selecionados por suas qualidades técnicas.
Fonte: Folhapress