Assaré – Projeto Cordel na Feira lança cordel de Reginaldo Poeta.

Blog do  Amaury Alencar



Desde em que foi lançado, o Projeto Cordel na Feira, que chega robustecido à 41ª edição, a equipe que se encarrega da sua execução, tem feito uma verdadeira varredura no Município à procura de poetas que estão no anonimato, para que tenham a oportunidade de lançar os seus trabalhos e tornarem-se conhecidos do púbico.

A proposta fundamental do Projeto Cordel na Feira, uma ação compartilhada entre a Secretaria Municipal de Cultura de Assaré, que tem a frente o Secretário Vavá Gois e toda equipe da SECULT Assaré e o SESC – Crato é criar oportunidades para que os poetas populares, de pequeno perfil financeiro, tenham a chance de ver as suas obras publicadas. E assim vem sendo feita, obtendo grande sucesso.

Como a poesia é uma das mais expressivas artes do sentimento, facilmente ela atrai outras manifestações artísticas, como a música, por exemplo. Por isso, a cada lançamento de um cordel, a Praça do Mercado vira um palco de alegria, que começa com os recitais, depois descamba para a música. O evento chama para si, instrumentos e instrumentistas. São sanfonas, violões, cavacos, percussões e o show se completa com o som das violas que dão ritmo aos improvisos dos cantadores improvisadores.

O Cordel lançado na feira desta segunda, 14, apresenta um novo poeta popular, que vem do distrito de Cajazeiras do Simião. Apreciado na sua comunidade, mas desconhecido do grande público assareense, Reginaldo Poeta viu o seu trabalho publicado e lançado pelo projeto, que com certeza, lhe deu asas para levar a sua expressão poética a lugares mais distantes, difundindo o seu estilo e espalhando as suas ideias, expressas pela poesia popular da sua lavra.

No seu cordel de estreia, Reginaldo fez um compartilhamento de temas, de conteúdo social porque são todos voltados à conscientização, como:  o respeito ao Direito do Idoso, expresso no Estatuto; a obrigação do homem se prevenir contra o câncer de próstata, destacando a campanha novembro azul; adverte à preservação do ecossistema e traz mais duas passagens poéticas líricas sobre a Mãe e a Escola Santa Tereza, onde estudou e aprendeu bem mais.

O Projeto Cordel na Feira recebe o incentivo do prefeito Evanderto Almeida, que comparece aos lançamentos na Praça do Mercado. Até o final do ano ocorrerão outros lançamentos dentro da escala mensal e será muito provável, que seja preparado um “pacote” para incrementar a Festa de Aniversário do poeta Patativa do Assaré.

Na programação desta segunda, se apresentaram os seguintes artistas populares: Os mestres da Cultura dos saberes e fazeres populares, Manoel do Cego, Miceno Pereira e Giovane do Cavaquinho; os cantores e sanfoneiros Cy Vilanova, Alencar, Antonio da Serrinha, Zé Neto, Seu Cildo e Raimundinho do Juá; o poeta cantador Ceci do Amaro e ainda  Chico do Pandeiro, Seu Assis do Pandeiro e Raimundo das Aroeiras e outros.