Umidade do ar chega a 15% em Barbalha e atinge nível de alerta

Blog do  Amaury Alencar
Nas últimas 24 horas, os níveis de umidade chegaram a 15% e 14%, em Barbalha e Iguatu, respectivamente. Essas foram as mais baixas umidades dos municípios monitorados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um aviso meteorológico sobre a intensificação de uma massa de ar seco ao longo do Nordeste que pode deixar o índice de umidade do ar abaixo dos 30%. O valor é considerado de risco pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Previsão
Tempo seco e chuva escassa. O cenário típico de setembro no Ceará vai se confirmando por meio das previsões diárias de tempo. Para este começo de semana, a tendência é de predomínio de nebulosidade variável em todas as regiões do estado, conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Em análise das condições atmosféricas nesta segunda-feira (16), os meteorologistas observaram, por meio de imagem de satélite, que há nuvens mais concentradas sobre o centro-oeste e o litoral cearense.
Sobre a faixa litorânea, a nebulosidade está associada à brisa terrestre e ocasionalmente pode trazer chuva durante a madrugada e o início da manhã, porém, passageira e fraca intensidade.