Setembro Lilás: Alzheimer é tema de debates em Fortaleza e região do Cariri

Blog do  Amaury Alencar
Trabalhar a memória no que diz respeito à cognição, recordações sociais e afetivas além de outras questões transversais ao processo de envelhecimento. É dentro dessa perspectiva que as unidades do Sesc em Fortaleza, Crato e Juazeiro, através do projeto de Trabalho Social com Grupos (TSG), promovem ações com esse intuito nesse mês de setembro.

O Setembro Lilás, que traz a campanha alusiva ao Dia Mundial da Conscientização sobre a Doença de Alzheimer, também faz parte da programação das equipes que trazem atividades alusivas à campanha. De acordo com a ONU, 75% dos doentes desconhecem que sofrem do mal e a família, às vezes, é a última a perceber que aqueles esquecimentos aparentemente pontuais são, na verdade, um sintoma. 

Nesta quinta-feira (19), a partir das 9h, na sala de dança da unidade Sesc Fortaleza, ocorrerá o último dia da atividade “Velhice e Memória”. Na ocasião, será ofertada a palestra “E se um dia eu tiver Alzheimer?”, facilitada pelo terapeuta ocupacional representante da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), Messias Victor Martins. O especialista apresentará uma cartilha de autoria própria com temática sobre a doença em questão. A atividade é gratuita e aberta ao público geral. Em média, o TSG da unidade atende 1.500 idosos por ano.  

No dia 25 de setembro, as unidades do Sesc Crato e Juazeiro também debatem sobre o assunto: a unidade cratense promoverá o VI Encontro de cuidadores de Alzheimer do Cariri. No período da manhã haverá uma oficina apresentada pela doutora em Ciência da Educação da Universidade Nova de Lisboa, Joana Angélica da Costa, que discorrerá sobre sua tese de doutorado “Narrativas dos percursos de formação artística de idosos institucionalizados na casa do Artista em Lisboa”. A oficina será ofertada para os 30 idosos do TSG.

À tarde, a unidade oferta palestras com os temas sobre Alzheimer e outras doenças degenerativas com a doutora Angélica e o neurologista  coordenador da unidade de AVC do Hospital Regional do Cariri, Gustavo Vieira. A atividade é aberta ao público geral. As inscrições são no momento do evento. Mais informações: (88) 3586.9173.
A programação da unidade do Sesc Juazeiro acontece a partir das 16h, no Teatro Patativa do Assaré, com a participação do psiquiatra Thiago Macêdo. O médico vai trazer a temática sobre a prevenção e cuidados do Alzheimer em uma palestra aberta para os 145 idosos do TSG.

Setembro Lilás

Para promover os cuidados com a saúde mental e informar sobre a Doença de Alzheimer, foi criado o Setembro Lilás. A campanha busca conscientizar sobre a doença, que acomete aproximadamente 60% da população idosa mundial e é a causa mais comum de perda de memória.

Serviço

Sesc Fortaleza
Palestra “E se um dia eu tiver Alzheimer?”
Data: 19 de setembro (quinta-feira)
Hora: 9h
Local: Sesc Fortaleza – Rua Clarindo de Queiroz, nº 1740 – Centro.

Sesc Crato
9h - Oficina sobre Alzheimer com a doutora em Ciência da Educação, Joana Angélica.
Data: 25 de setembro (quarta-feira)
Local: Sesc Crato – Rua André Cartaxo nº 443 – Centro.
Público: idosos do TSG

14h - Palestras sobre Alzheimer e doenças degenerativas com Angélica e o neurologista coordenador da unidade de AVC do Hospital Regional do Cariri, Gustavo Vieira
Data: 25 de setembro (quarta-feira)
Local: Sesc Crato – Rua André Cartaxo nº 443 – Centro.
Público: geral
Inscrições: gratuita, no momento do evento.

Sesc Juazeiro
Palestra sobre Alzheimer com o psiquiatra Thiago Macêdo
Data: 25 de setembro (quarta-feira)
Hora: 16h
Local: Sesc Juazeiro do Norte – Rua da Matriz, nº 227 - Centro.
Público: idosos do TSG