Prefeito Arnon Bezerra participa de reunião na Câmara e destaca importância do saneamento

Blog do  Amaury Alencar
O Prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, participou de reunião na Câmara Municipal, na manhã desta quinta-feira, 12, em Juazeiro do Norte, que tratou sobre a apresentação da proposta de investimentos para a universalização do sistema de esgotamento sanitário do Município, que irá proporcionar 100% de saneamento.

Para isso, serão investidos mais de R$ 478 milhões. Estiveram presentes os representantes do Governo do Estado, presidente da Cagece, Neuri Freitas, e o secretário da Casa Civil, Nelson Martins, além de vereadores, representantes sindicais e sociedade civil. O investimento será o maior relacionado saneamento básico no Município, através de parceria do Governo do Estado e Prefeitura Municipal. Para que isso ocorra, há a necessidade de ampliar o prazo de concessão dos serviços da empresa de abastecimento.
O Prefeito destacou a necessidade do projeto, já que a cidade não conta com o saneamento básico, na busca do bem-estar da população. Ele agradeceu a parceria da câmara, para que se possa junto à Cagece, desenvolver esse grande projeto para Juazeiro do Norte. Segundo Arnon Bezerra, a perspectiva com os novos investimentos é aprimorar os serviços. “Saneamento é algo importante, porque grande parte da população ainda não tem esse benefício”, afirmou.
O diretor-presidente da Cagece, Neuri Freitas, apresentou o projeto de investimento para o município de Juazeiro do Norte e para a Região metropolitana do Cariri, onde a Cagece tem operação, com a proposta de universalização do sistema de esgotamento sanitário do Município, destacando a situação atual, com cobertura de água de 98,9%, com 79% da população interligada à rede. No caso de esgotos, cai para 35% o número de pessoas interligadas. “O projeto é para deixar o município com 100% de esgotos. Investimentos que serão feitos nas próximas décadas”, afirmou.
O Secretário da Casa Civil, Nelson Martins, disse que não se pode tratar do serviço de água e esgoto como mercadoria. Ele ressaltou a importância dos investimentos no saneamento, pegando as duas maiores regiões maiores do Estado, do Cariri e Região Metropolitana de Fortaleza, com o compromisso do Governador de conseguir melhorar essa situação.
O secretário fez o apelo, diante do compromisso desse importante projeto, para que todos os investimentos sejam feitos da forma mais transparente possível. “Um processo de empréstimo de um projeto como esse tem toda uma burocracia, que passa pela aprovação da Câmara e vai seguir por diversas instâncias”, explicou. Nelson Marins pediu que a matéria fosse votada com uma certa brevidade no legislativo, para cumprir esses compromissos diante de um valor tão elevado.

Fotos: Carlos Lourenço