O
Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou nesta quinta-feira (26) uma
resolução que fixa em 30 dias o prazo máximo para que os bancos atendam
ao pedido de clientes para encerramento de conta. A norma começa a valer
em 1º de janeiro de 2020. Atualmente esse prazo já é estabelecido, mas
somente em uma autorregulamentação do setor bancário.
No
segundo trimestre de 2019, o Banco Central registrou 1.022 reclamações
de clientes devido a irregularidades no processo de encerramento de
conta de depósito à vista. O ranking não especifica se a reclamação se
deveu à demora para que o banco atendesse ao pedido.
O
Bradesco foi o banco que mais registrou esse tipo de queixa: 327 no
segundo trimestre. O segundo mais reclamado foi a Caixa Econômica
Federal (155) e, o terceiro, o Itau (124).
Desde
2016, é permitido que pessoas físicas abram e fechem contas correntes
pela internet, sem a necessidade de irem pessoalmente a uma agência
bancária. O serviço é opcional e pode ser oferecido pelos bancos, desde
que eles disponham de mecanismos de controle para verificar a identidade
dos clientes.