Lixão de Saboeiro está quase invadindo a estrada

Blog do  Amaury Alencar


O Lixão de Saboeiro sempre foi um dos grandes problemas da cidade, representando um risco ambiental e de saúde pública. Na entrada da cidade, o lixão é o cartão postal, recepcionando quem vem à Terra do Galo. Uma triste realidade, que caminha de encontro ao descaso e irresponsabilidade dos gestores e poder legislativo.
Como se já não bastasse a presença do grande volume de lixo e dos urubus às margens da rodovia e, a contaminação do solo, o lixão é próximo ao leito do Rio Jaguaribe, que passa por trás, há poucos metros, comprometendo assim também a qualidade da água que por ali passa. Além disso, o lixo hospitalar é ali descartado, juntamente com os demais resíduos e utensílios.

Outros problemas

Outro fator que podemos destacar é a presença constante de lixo acumulado nas ruas da cidade, principalmente em becos, ruas periféricas e próximo a coletores de lixo. Os funcionários da limpeza constantemente enfrentam alguns problemas, como: falta de equipamentos de segurança e exposição ao lixo hospitalar, que não recebe o manejo adequado, e vem sendo descartado junto ao lixo comum, assunto que trataremos detalhadamente num segundo momento. Algumas pessoas também buscam no lixão material reciclável, como alternativa de fonte de renda, e essas pessoas fazem essa coleta no local sem nenhum equipamento de segurança.
O Portal Ceará da Gente chama atenção da população e da gestão municipal. O gerenciamento do lixo em Saboeiro merecia mais atenção dos poderes públicos e da população. É preciso que se desenvolvam políticas de seletividade do lixo, reaproveitamento, reciclagem e educação ambiental.

Animais abandonados

Outro problema que diagnosticamos, é a presença de muitos animais que são abandonados pela população no lixão, princialmente cães e gatos, que fazem daquele cenário fétido e contaminado sua casa, e do lixo seu alimento diário para sobreviver.
As imagens falam por si! 

Os registros foram feitos na manhã desta quarta-feira.
  Com informações da jornalista Aecia Leal