Juazeiro do Norte : V Seminário de Tanatologia na Estácio contará com lançamento do Núcleo de Apoio e campanha

Blog do  Amaury Alencar
Com a finalidade de reunir diversos profissionais para debater luto, perdas, situações extremas e a exposição de casos de violência nos meios de comunicação, será realizado no próximo dia 30, às 18 horas, no auditório da Estácio de Juazeiro do Norte, o V Seminário de Tanatologia. A ocasião marca a primeira atuação do Núcleo de Apoio a Afetados em Situações Extremas (Nase) e conta com o lançamento da campanha contra a divulgação e compartilhamento de cenas de violência.

 A imagem pode conter: telefone

Para debater essas questões estão sendo convidados especialistas como psicólogos, profissionais da comunicação, psicanalistas, médicos, seguranças, bombeiros, professores e sociedade em geral. O intuito é abordar os sintomas sociais relacionados aos traumas de perdas, principalmente no caso de desastres, acidentes e como as pessoas percebem esses contextos.

As inscrições para participar do evento são limitadas e podem ser feitas por meio de aplicativo, com a entrega de 2kg de alimentos não perecíveis, no dia do evento, (que serão doados para famílias em situações de vulnerabilidade social e/ou instituições carentes).

O NASE é vinculado ao Projeto de Extensão Laboratório de Tanatologia da Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte, em parceria com a Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte, Programa Saúde na Escola - PSE, 5º BBM - Corpo de Bombeiros (JN), Prefeitura do Crato, SAMU (JN), Hospital Santo Antônio, Hospital Regional do Cariri, Sindicato dos Jornalistas do Estado Ceará (Sindjorce – Delegacia Regional), APAE (JN), AFAGU, Unicárdio, Clínica de Psicanálise e G7-Promotora.

Segundo um dos organizadores do Núcleo de Apoio a Afetados em Situações Extremas (Nase), Djailson Malheiro, esse será um momento de informações, orientações e debates em torno dessa temática, ainda tabu na sociedade. Para isso, estarão presentes profissionais da comunicação, além de especialistas em comportamento e que atuam nas áreas de desastres e acidentes, para relatarem casos a serem expostos durante o seminário.

Além disso, haverá o lançamento da campanha “Respeite a Dor do Outro. Valorize a vida! Não Fotografe. Não Filme e Não Compartilhe Cenas de Violência”. A campanha está sendo desenvolvida pelo NASE e terá lançamento oficial durante o seminário, para chamar a atenção das pessoas no que diz respeito ao compartilhamento de imagens relacionadas a casos de violência. A perspectiva é ampliar o debate acerca dessa temática, além de sensibilizar a sociedade em não compartilhar imagens do gênero.  

Com vagas limitadas, as inscrições podem ser realizadas através do link: https://docs.google.com/forms/d/1moh2ZuKWZvzNn-xxlRyk8k1ERNx_L8NMq0PtzkKCKgA/edit#responses