Ibama analisa possibilidade de implantação de usinas eólicas no mar do Ceará

Blog do  Amaury Alencar



A geração de energia eólica offshore é usada na Europa
A geração de energia eólica offshore é usada na Europa (Foto: Getty Images)

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) está analisando quatro processos de licenciamento para usina eólicas offshore - instaladas no mar - no Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia. A informação foi divulgada por Sandoval Feitosa, diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), neste domingo, 22.



Em publicação em rede social, Feitosa afirma que o processo é para duas usinas eólicas de grande porte e outras duas menores, todas no litoral dos três estados. “As discussões no âmbito do planejamento estão em curso pela EPE (Empresa de Pesquisa Energética) e Aneel nos aspectos regulatórios, conhecendo experiências bem-sucedidas em outros países”, escreveu na publicação.
Também por meio das redes sociais, o coordenador do Núcleo de Energia da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), Joaquim Rolim, parabenizou os órgãos envolvidos por estarem analisando a implantação das usinas no Brasil. “Podemos citar que, apenas no litoral do Ceará, temos um potencial total de 117 gigawatts (GW), com um fator de capacidade médio de 62%, sendo mais da metade deste potencial em profundidades inferiores a 20 metros”, destacou.

“A título comparativo, o fator de capacidade médio de geração eólica onshore (em terra) no Brasil foi de 42,5% em 2018, que se situa em torno da média mundial offshore”, complementou.

 O povo