Equipe do MEC visita UFCA no fim do mês para recredenciamento da instituição em Juazeiro do Norte

Blog do  Amaury Alencar



Campus Juazeiro do Norte da UFCA - imagem aérea
Entre os próximos dias 25 e 27 de setembro, A Universidade Federal do Cariri (UFCA) será avaliada, por uma equipe do Ministério da Educação (MEC), para ser recredenciada junto à pasta. O chamado recredenciamento das Instituições de Ensino Superior (IES) é feito periodicamente para que elas possam seguir funcionando. “Sem esse processo autorizativo, não podemos emitir diploma ou receber novos estudantes. Basicamente, nada funciona”, explica a Procuradora Educacional Institucional da UFCA, Caroline Gonçalves.

O recredenciamento deve ser solicitado pela IES ao fim de cada ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que dura três anos. O Sinaes dispõe de uma série de instrumentos avaliativos, tanto para as IES quanto para os cursos que elas oferecem, como é o caso do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Ainda segundo a Procuradoria Educacional da UFCA, a equipe chegará ao Cariri no dia 24 de setembro para dar início aos trabalhos no dia seguinte. Na visita in loco, os avaliadores vão visitar as instalações da UFCA e conversar com a comunidade acadêmica sobre a instituição. O objetivo é observar itens como o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), as políticas para Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura; a responsabilidade social da instituição; a comunicação com a sociedade; as políticas de pessoal, de carreiras do corpo docente e corpo técnico-administrativo e de atendimento aos estudantes; organização e gestão da instituição, infraestrutura física e planejamento e avaliação da Universidade.

Os avaliadores já têm acesso a informações gerais da Universidade, cedidas pela UFCA no ato de protocolo do processo de recredenciamento. Essas informações serão verificadas presencialmente pela equipe do MEC. Ao fim da visita, os avaliadores emitem um relatório, com o qual é atribuída uma nota entre 0 e 5 para a instituição avaliada. O recredenciamento exige nota igual ou maior que 3.

BASis

Os avaliadores que visitarão a UFCA foram designados pelo MEC dentre os docentes de todo país cadastrados no Banco de Avaliadores do Sinaes (BASis). De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Sinaes, o BASis é um cadastro nacional e único de avaliadores selecionados para realizar as avaliações in loco nas IES. Os docentes são selecionados de acordo com a demanda de avaliações do Inep e precisam cumprir alguns requisitos: titulação mínima de doutor; efetiva produção acadêmica e intelectual nos cinco anos imediatamente anteriores à seleção; reputação ilibada; não ter pendências junto às autoridades tributárias e previdenciárias e ter disponibilidade para participação em pelo menos três avaliações anuais.
*Com informações do Inep

Serviço

Procuradoria Educacional Institucional da UFCA
Campus Juazeiro do Norte
+55 (88) 3221.9263
pi@ufca.edu.br