Barbalha : Alunos do Cariri recebem formação sobre a festa do Pau da Bandeira

Blog do  Amaury Alencar

Alunos do Cariri recebem formação sobre a festa do Pau da Bandeira


Pau da bandeira
Pau da bandeira(Foto: BANCO DE DADOS)
Um programa iniciou esta quarta-feira, 18, em Barbalha, Cariri, com o objetivo de promover a memória da manifestação cultural. A Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio, que foi reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro desde 2015, é o tema do Projeto Memória da Festa nas Escolas, realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Ceará (Iphan-CE), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação da cidade. A ação promoverá atividades em 16 escolas públicas.

Serão realizadas, na primeira etapa do projeto, que acontece nesta quarta e quinta-feira, 19, visitas a quatro escolas de ensino fundamental do município. Entre as atividades propostas estão exposição fotográfica sobre a festa; palestra sobre a história da manifestação e as transformações que sofreu ao longo do tempo; apresentação de uma banda cabaçal; e o depoimento de um carregador do pau da bandeira, que compartilhará suas memórias sobre o bem cultural.

Ao longo dos próximos quatro meses, a programação deve reproduzida nas outras instituições de ensino de Barbalha. O intuito é que ele sirva de subsídio para que professores desenvolvam outras atividades educativas, envolvendo a festa. A expectativa é que cada encontro reúna uma média de 70 a 100 alunos.

Diretora da Escola Municipal Senador Martiniano de Alencar, na cidade, Maria das Dores de Macedo, compartilha que o projeto converge com ações já desenvolvidas no colégio. Para a marcha da Independência do Brasil, no dia 7 de setembro, ela exemplifica que foi eleito o tema Memórias da Nossa Terra e a Festa do Pau da Bandeira estava presente em uma das alegorias. A escola foi a primeira a receber a formação e a gestora conta que os cerca de 400 estudantes a receberem o treinamento já tem, no cotidiano das aulas, o tema da preservação da cultura e da memória.

Na apresentação, historiador Igor Soares, técnico do Iphan, exibe 15 fotos com os momentos mais importantes da festa. Na palestra, acontece ainda a apresentação de uma banda cabaçal. e uma banda cabaçal. Igor Soares, historiador e técnico do Iphan, tocou num aspecto importante da festa: o da preservação ambiental. A diretora conta que existe, hoje, o replantio do tronco que é cortado todos os anos.
Sobre a festa do Pau da Bandeira

Manifestação cultural do Ceará, a Festa do Pau da Bandeira, em Barbalha, é uma celebração popular que, desde 1928, antecede os festejos do dia de Santo Antônio, 13 de junho, marco que dá início às comemorações juninas no Brasil. Em 2015, foi reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro e inscrita no Livro de Registro das Celebrações pelo Iphan.

A festa se trata de uma grande celebração que acompanha a versão local do costume de erguer, em frente à Igreja Matriz, um tronco de grande porte para receber a bandeira do santo padroeiro da cidade. A data central da festa é o domingo mais próximo de 31 de maio, dia do carregamento e hasteamento do pau da bandeira


O povo