ASSARÉ : Festa da amizade 2019: entrega de comendas e título de cidadania marcou o evento

Blog do  Amaury Alencar



Festa da Amizade faz parte de uma ação compartilhada entre o Poder Legislativo e o Poder Executivo, com o foco em dois eixos, a saber:
Conferir a Comenda Antônio Gonçalves da Silva – Patativa do Assaré, como forma de reconhecer oficialmente aqueles que, sendo ou não filhos de Assaré, promoveram ações voluntárias que motivaram o crescimento socioeconômico ou humanitário do Município.
A outra motivação se presta a homenagear os assareenses ausentes, que motivados pelos festejos alusivos à Padroeira do Município Nossa Senhora das Dores, visitam a terra natal para louvar a mãe de Jesus Cristo, abraçar os parentes e rever os amigos.
A Festa da Amizade assareense se realiza em duas solenidades concomitantemente, ou seja: Sessão solene da Câmara Municipal e audiência pública do Poder Executivo, no dia 15 de setembro de cada ano, após a procissão que marca o final dos festejos religiosos alusivos à Padroeira. Este ano ocorreu a 21ª edição do evento.
                                                             Poder Legislativo


Excepcionalmente, a Festa da Amizade versão 2019, saiu do espaço da AABB, porque o prédio está em reforma. A comissão usou outro espaço também aconchegante, que foi o Casa de Shows I9 Eventos.
 A solenidade começou às 21 horas, quando o presidente da Mesa Diretora, vereador Francisco Anísio de Oliveira, verificou que havia número legal para abrir os trabalhos, mediante as presenças dos edis: Roberto Alânderson de Sousa Freires, Antônio Itamar Pio, José Dias Gonçalves, Antônio Rosian Ferreira, José Laurênio dos Santos, José Edson da Silva e Cícero Silva Alencar.  
A Mesa Solene da Audiência Pública, foi presidida pelo chefe do Poder Executivoempresário Francisco Evanderto Almeida, que se encontrava ao lado da vice-prefeita Maria É Braga Mota e as madrinhas desta solenidade, Vandinha Almeida e Ivaneide Brito. Foram convidados especiais o desembargador, ex-juiz de Assaré Dr. José Martins Câmara e o juiz de direito Renato Matias.


                                         Composição da Mesa de Agraciados
Os agraciados da 21ª Festa da Amizade com a Comenda Patativa do Assaré, foram:
O agricultor, sindicalista e defensor da Natureza e da Barragem Canoas Julio Alves de Oliveira, homenageado em memória; professora Rosa de Oliveira Dias; professora Maria das Dores Arrais do Nascimento e a professora Antonia Zilma Matias de Carvalho. Já o Dr. Fabio Menezes Galvão recebeu o título de cidadão assareense.
                                                             Agraciados
A Solenidade.
As biografias dos homenageados deixaram os convidados e familiares emocionados. As professoras, por exemplo, dedicaram-se anos a fio em prover a educação de qualidade, através dos seus desempenhos didáticos. Julio Alves, além de sindicalista, foi focado como defensor perpétuo da Barragem Canoas, reservatório que abastece a cidade de Assaré e irriga o vale dos Bastiões. Enquanto Fábio Galvão teve o seu trabalho dinâmico e imparcial à frente do Cartório Eleitoral reconhecido.
Os agraciados foram bem conceituados pelos oradores da solenidade. Em destaque as falas do presidente Anísio David e do prefeito Evanderto Almeida. 

A solenidade deste ano contou com a presença do Desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Ceará, Dr. Francisco José Martins Câmara. Ele veio a convite do seu amigo Fábio Galvão. Muito embora, o Comendador Câmara, (titularidade que já lhe fora conferida em outra solenidade homônima), não precise de convite para vir ao Assaré. Como titular da Comarca e da 18ª Zona Eleitoral durante 5 anos, o Comendador Câmara trabalhou impecavelmente à serviço da sociedade, resolvendo conflito dentro da legalidade. O seu lado era a lei.
Quem passava em frente a sua residência, altas horas da noite, ouvia o tic-tac da máquina de datilografia, Era ele trabalhando, adiantando os processos. Queria que lhe sobrasse tempo durante o expediente, para atender as pequenas causas. As causas pequenas na burocracia, mas enormes no sentido social, porque eram propostas por pessoas, na sua maioria, carentes e injustiçadas. Em Assaré ele conviveu normalmente, andava à pé, conversava com populares nas ruas, fazia compras e nos finais de semana visitava as comunidades rurais.
Convidado para falar notou-se nele o grau de emoção ao falar sobre o Assaré e sua gente. Terminou por ser mais uma vez abraçado pelos conterrâneos, já que ele é também cidadão assareense.
                                           Dr. Câmara: o comendador.
Como sempre o cerimonial musical da festa foi executado pelo cantor e compositor Cicero do Assaré. O artista interpreta muito bem as músicas escolhidas pelos homenageados, dando o especial toque de emoção dentro da  leitura da biografia de cada um. Depois Cicero e sua banda apresentou um excelente baile social.
                                                 Cicero do Assaré e Banda   



    Quixabeira do Assaré