Projeto Paulo Freire em Assaré: participantes da Serra de Santana realizam feira.

Blog do  Amaury Alencar


     Foto:Jesus Leite
Agricultores e agricultoras familiares da Serra de Santana, que estão engajados no Projeto Paulo Freire, realizaram uma feira sábado último, na Escola do Sítio Catolé para expor e vender os seus produtos. O prefeito Evanderto Almeida e o Secretário Municipal de Agricultura Iésio Cavalcante prestigiaram o evento, saboreando inclusive, os famosos pratos preparados pelas trabalhadoras rurais do projeto.
A feira tomou o seu formato completo ao ser  animada pelos artistas das comunidades serranas. Falando à imprensa no momento em que visitava a feira, o prefeito Evanderto Almeida elogiou os agricultores familiares pelo nível de organização através do Paulo Freire. “Eu venho observando que o Projeto Paulo Freire veio com uma melhor estrutura de execução ao contrário de muitos outros, que teriam o mesmo objetivo e terminaram não dando certo.
 
 Isso porque  os programas foram implantados sem acompanhamento técnico. O objetivo destes projetos é gerar renda no campo para fixar o homem à terra, evitando o êxodo rural, um grande mal ao sertanejo, que sai à procura de melhor oportunidades e terminam por viver pior do que se estivesse na roça. O Projeto Paulo Freire, pelo o que observo, tem acompanhamento técnico e assim terá tudo pra dá certo”, opinou. E acrescenta: “Um dos objetivos da nossa gestão é apoiar a agricultura familiar. A Prefeitura já compra os produtos da  agricultura familiar do Município para reforçar a merenda escolar.
 
 E por último, implantamos a feira da agricultura familiar para que os produtores negociem os seus produtos diretamente com o consumidor, evitando o atravessador.  E a população ganha muito, porque vai consumir alimentos puros, sem agrotóxicos e fresquinhos”, concluiu o prefeito.
A feira da agricultura familiar na Serra de Santana foi muito visitada, durando até às 4 horas da tarde do sábado.







  Fotos:Jesus Leite