ASSARÉ : Projeto Esporte Social e Comunitário da Prefeitura Municipal de Assaré é ampliando para atender na Sede e nos Distritos.


O novo projeto esportivo “Esporte Social e Comunitário” é  ampliando para atender  crianças, adolescentes e jovens da sede e zona rural do nosso município. No dia 21 de agosto a Coordenadora de Politicas Públicas Vandinha Almeida, o Secretário de Cultura e Esportes Vavá Gois e Coordenador do projeto Mailson Daniel se reuniram com os diretores das escolas municipais dos distritos de: Amaro, Genezaré, Aratama e Serra de Santana para levar a boa notícia da ampliação do projeto, que além de atender semanalmente os alunos da sede, agora, também atenderá os distritos assareenses com ações de esporte e cidadania, para os alunos (atendimento no contra-turno) e jovens e adolescentes até 29 anos.
O projeto inicialmente terá as seguintes modalidades:
Na SEDE do município teremos vôlei de areia masculino e feminino com atendimento à faixa etária de 13 a 29 anos nos turnos manhã e tarde e também o futebol society masculino com atendimentos à faixa etária de 15 a 29 nos turnos manhã e tarde.
Nos Distritos de Assaré ( Amaro, Genezaré, Aratama e Serra de Santana) teremos vôlei de quadra masculino e feminino com atendimento à faixa etária de 13 a 25 anos nos turnos manhã e tarde e também o futsal masculino e feminino com atendimentos à faixa etária de 15 a 25 nos turnos manhã e tarde.
Na reunião com os representantes das comunidades, a comissão do projeto elaborou um calendário de reunião e atendimento nas próprias localidades. Na oportunidade, o referido projeto foi apresentado e   realizado as  inscrições para o mesmo.

Confira a tabela de reuniões nas comunidades:
Serra de Santana – Reunião dia 26\08\19 (segunda-feira), às 16:00 horas, na Quadra da Escola Antonio Ângelo e Patativa do Assaré.
Genezaré – Reunião dia 27\08\19 (terça-feira), às 16:00 horas, na Quadra da Escola Joaquim Neco da Costa.
Amaro – Reunião dia 28\08\19 (quarta-feira), às 16:00 horas, na Escola Maria Célia Ferreira .
Aratama – Reunião dia 03\09\19 (terça-feira), às 16:00 horas, na Escola Antonio da Silva Leal.
SEDE – Reunião dia 30\08\19 (sexta-feira), às 17:00 horas, na Câmara Municipal de Assaré.
O projeto“Esporte Social e Comunitário”   é  uma realização da Prefeitura Municipal de Assaré e será realizado pela Secretaria da Cultura, Turismo, Desporto e Lazer e pela Secretaria do Trabalho e Assistência Social do município e tem a parceria da Secretaria de Educação do município e das comunidades. O projeto é inteiramente gratuito e acontecerá de segunda à sexta-feira com o seguinte cronograma de atendimento nas comunidades:
SEGUNDA –FEIRA: Serra de Santana (Quadra Poliesportiva da Bonita) MANHÃ E TARDE
TERÇA-FEIRA: Genezaré (Quadra Poliesportiva da Escola Joaquim Neco da Costa) MANHÃ E TARDE
QUARTA-FEIRA: Amaro (Quadra Poliesportiva do Distrito) MANHÃ E TARDE
QUINTA-FEIRA: Aratama (Quadra Poliesportiva do Distrito ) MANHÃ E TARDE
SEXTA-FEIRA: SEDE (AABB – Associação Atlética Banco do Brasil) MANHÃ E TARDE
Na sua primeira plataforma de Governo, ainda em 2005, o então prefeito Evanderto Almeida priorizava a prática esportiva nas escolas da Rede Municipal de Ensino. Por conta desta determinação, nas duas gestões consecutivas, ele se preocupou em dotar as comunidades com quadras esportivas, ferramentas essenciais ao projeto. Ao voltar em 2017, Evanderto deu continuidade ao programa esportivo, que agora passa por momentos ainda mais inclusivos, quando o seu secretário da Pasta Vavá Gois vem conseguindo parcerias  como esta do Projeto Esporte Social e Comunitário para contemplar crianças e adolescentes.  Agora, tem um detalhe que deve ser observado: as crianças e os adolescentes inclusos nos projetos são acompanhados por  educadores físicos. “Os projetos obedecem às orientações pedagógicas. São desenvolvidos nas escolas, que são nossas parceiras, obedecendo às técnicas corretas dos educadores físicos. Não é coisa dispersa, somente para dizer que existe e o aproveitamento zero. Todos os envolvidos no projeto estão envoltos numa teia de atividades quem envolvem as três secretarias, são ações pensadas e planejadas para o desenvolvimento integral de todos, esclarece Vavá. “Estou vendo a evolução das práticas esportivas entre crianças e adolescentes assareenses da mesma forma que pensei. Agora, quisera eu que o Município tivesse recursos para fazer ainda melhor, do jeito que Vavá pensa. Porque o secretário Vavá luta, consegue e dá sustentação aos projetos, que é mais importante. Mas sei que ele quer muito mais. E com certeza, iremos conseguir. É só uma questão de tempo”, observa o prefeito Evanderto.
Os projetos recebem o acompanhamento dos profissionais da área, importante apoio da SETAS - Secretaria do Trabalho e Assistência Social, com a Coordenadora de Políticas Públicas Vandinha Almeida, que sempre acredita no desenvolvimento integral das crianças e adolescentes, desenvolvendo e apoiando projetos com esse fim, conta também com o apoio e acompanhamento de família. A pasta do esporte envolve os pais nos projetos. Eles entram como apoiadores, contribuindo com a permanência dos alunos no projeto.