OAB cede auditório para I Semana de Direitos Humanos; IFCE mantém debates em praça pública

Blog do  Amaury Alencar



Estudantes protestam contra cancelamento da I Semana de Direitos Humanos do IFCE
Estudantes protestam contra cancelamento da I Semana de Direitos Humanos do IFCE(Foto: WhatsApp O POVO)
Após evento ser cancelado, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE) cedeu o auditório de sua sede em Fortaleza para a realização da I Semana de Direitos Humanos Dandara dos Santos do Instituto Federal do Ceará (IFCE). 

O evento foi alvo de críticas do deputado estadual André Fernandes (PSL) e depois suspendido pela Reitoria para evitar “viés político-partidário”. Em nota, a OAB-CE afirma ser a favor da discussão sobre direitos humanos e democracia, por isso resolveu apoiar o evento. No entanto, a semana de atividades já começou a acontecer na Praça da Gentilândia e, segundo a organização, vai continuar no mesmo local.


A programação, dividida entre a Capital, Sobral e Canindé, homenageia Dandara dos Santos, transexual assassinada em 2017, e terá participação de Guilherme Boulos como um dos palestrantes. O político concorreu à presidência da República nas eleições de 2018 e é coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto. Depois de uma critica feita por André Fernandes no Twitter, quando o deputado marcou o ministro da Educação, Abraham Weintraub, pedindo apoio para impedir o “absurdo”, o evento foi cancelado.

Desde terça-feira, 20, a Semana é realizada sem vinculação do nome do Instituto em locais alternativos das três cidades. Em Fortaleza, a Praça da Gentilândia, no Benfica, foi o espaço escolhido. Apenas algumas atividades, como oficinas, foram suspensas por falta de estrutura. De acordo com a organização, os dias cedidos pela OAB, 27 e 28 de agosto, poderão receber debates extras.

O povo