OAB-CE solicita prisão domiciliar de advogados envolvidos com facções criminosas

Blog do  Amaury Alencar

Órgão entende que advogados presos não deveriam estar em celas comuns de detentos
 
Presidente da OAB Ceará Erinaldo Dantas
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Secção Ceará, protocolou na sexta-feira (03) uma solicitação de prisão domiciliar para os advogados envolvidos em esquema de favorecimento de criminosos.

 Além disso, o órgão afirma que o os crimes atribuídos aos acusados são antigos e isso invalida a prisão. Os oito advogados que tiveram a prisão preventiva decretada, através da “Operação Rábula”, foram detidos na Delegacia de Capturas (Decap). Órgão emitiu nota sobre a operação.

Leia a nota na íntegra: 

“A OAB Ceará, através da diretoria de prerrogativas, do Centro de Apoio à Advocacia e do Tribunal de Defesa de Prerrogativas, está oferecendo todo o suporte necessário para que os advogados presos, na madrugada desta sexta-feira (2), na operação Rábula, tenham a garantia da não violação de suas prerrogativas previstas pela lei n° 8.906/94.
De acordo com o diretor de prerrogativas da OAB Ceará, Márcio Vitor de Albuquerque, desde as 3 horas da madrugada, a seccional cearense foi acionada acerca da possível prisão envolvendo advogados, bem como mandados de busca e apreensão. “Uma equipe de 10 advogados que integram o Centro de Apoio, a diretoria de prerrogativas e do Tribunal de Defesa de Prerrogativas, acompanhou, desde o início, as diligências feitas pelo Ministério Público e pela Polícia Civil. O objetivo da OAB é que seja cumprido o que determina o Estatuto da Ordem, ou seja, que os advogados sejam tratados da maneira como determina a Lei, e que os mesmos tenham direito à sala de estado maior ou, na ausência da mesma, que fiquem em situação de prisão domiciliar”, argumentou Márcio Vitor.
A OAB acompanhou as diligências, bem como a acomodação desses advogados e irá assistir a audiência de custódia. Se por acaso, os advogados permanecerem detidos, a OAB irá peticionar para a justiça para que seja assegurada a sala de estado maior.
Vale ressaltar que, em março deste ano, a OAB Ceará, através do presidente, Erinaldo Dantas, oficiou a Secretaria de Administração Penitenciária do Estado do Ceará; a Vara da Corregedoria dos Presídios; a Secretaria de Segurança Pública; e o próprio governador do Estado, Camilo Santana, solicitando autorização e disponibilização de espaço para a construção de salas de estado maior.
Acompanharam as diligências: O diretor de prerrogativas da OAB Ceará, Márcio Vitor de Albuquerque; o secretário adjunto do Tribunal de Defesa de Prerrogativas, Osmar Celestino; os advogados do Centro de Apoio à Advocacia, José Navarro, Robson Sabino de Sousa, Paulo Oliveira e Cesar Azevedo; além do procurador geral da OAB Ceará, Luiz Carlos de Queiroz Júnior; e o procurador jurídico da OAB Ceará, Allyson Cristino.”


Ceará News 7