Novos museus orgânicos serão inaugurados durante o Seminário Internacional do Patrimônio da Chapada do Araripe

Blog do  Amaury Alencar

Dentro da programação do I Seminário Internacional do Patrimônio da Chapada do Araripe, entre os dias 6 e 9 de agosto, serão inaugurados mais dois espaços de memória, que integram o projeto Museus Orgânicos”, proposto pelo Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Sesc, e pela Fundação Casa Grande de Nova Olinda. 

 A imagem pode conter: 5 pessoas, nuvem, céu, chapéu e atividades ao ar livre


A iniciativa contemplará a trajetória do Mestre Nena da tradição de bacamarte e do Mestre Raimundo Aniceto, das bandas cabaçais.


 A imagem pode conter: 6 pessoas, atividades ao ar livre
 Dia 06/08, às 15h, no Crato, será inaugurado o museu orgânico do Mestre Raimundo Aniceto, de 85 anos, integrante da centenária “Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto”. Sua casa será aberta à visitação e preservará a história do grupo e os instrumentos artesanais.
No dia 07/08, às 8h, será inaugurado o Museu Casa do Mestre Nena, em Juazeiro do Norte. O brincante de 67 anos movimenta a tradição com o grupo “Bacamarteiros da Paz”, representando o cangaço e o misticismo popular.
Como explica Elane Lavor, gerente da Unidade Sesc Juazeiro do Norte, o conceito “orgânico” deriva da interação com o mestre e a sua família  no dia a dia.Um dos principais curadores da iniciativa, Alemberg Quindins, fundador da Casa Grande, destacou o potencial patrimonial nas dinâmicas da cultura no Cariri. “Cada espaço desse é um centro cultural, um museu ao céu aberto dentro da Chapada do Araripe”.  
Ao todo serão produzidos 16 museus orgânicos no decorrer do projeto. O recorte para a criação dos espaços foi semelhante ao processo criativo de composição dos museus de Mestre Antonio Luiz com as máscaras de Reisado e do Mestre Françuli com as artes em flandres, ambos inaugurados em Potengi.

 Baseada na arquitetura do afeto, como propõe Alemberg, o espaço comunitário de um museu orgânico revela o cotidiano e a vivência em redes solidárias, apresentando o modo como se brinca no próprio espaço da prática cultural.
Acompanhe as datas das inaugurações:
06/08, Crato no bairro Seminário, às 15h.
Inauguração do Museu Orgânico - Museu Casa do Mestre Raimundo Aniceto - Crato – CE
07/08, Juazeiro do Norte no bairro João Cabral, às 8h
Inauguração do Museu Orgânico - Museu Casa do Mestre Nena – Juazeiro do Norte – CE

Serviço
I Seminário Internacional do Patrimônio da Chapada do Araripe
Dias: 6 a 9 de agosto
Local: Crato, Juazeiro do Norte e Nova Olinda