Em Crato, caminhada abriu semana do excepcional nesta quarta-feira

Blog do  Amaury Alencar


Em Crato, caminhada abriu semana do excepcional nesta quarta-feira
Foto: Divulgação

De 21 a 28 de agosto as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE’s) de todo o Brasil promovem a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Em Crato, uma caminhada marcou a abertura do evento, com o apoio dos profissionais do Projeto Crato em Movimento, da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (SEJU).

Atualmente, os profissionais da pasta já atuam na instituição, ofertando aulas de esporte educacional adaptado para os alunos.

A caminhada saiu do Largo da RFFSA, passando pelas principais ruas do Centro do Crato, em direção à Praça da Sé. “O objetivo é mostrar para a sociedade a importância de investir em políticas sociais capazes de oportunizar o protagonismo de forma igualitária entre os indivíduos”, comentou o Professor Manoel Pequeno.

Na Praça da Sé, os participantes da caminhada foram recepcionados com frutas ao som da banda formada por alunos da APAE, que apresentou músicas regionais. Participaram da caminhada, os alunos da APAE, seus familiares, professores, equipe técnica e alguns parceiros da instituição.
Tema da semana

Com base no tema “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas”, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2019 vem para reafirmar a importância da participação da família em todos os processos de vida de seus filhos, seja educacional, de desenvolvimento, de habilitação e reabilitação, e demais projetos como na gestão das APAE’s.
A semana foi instituída em 2017, por meio da Lei 13.585, de 26 de dezembro de 2017 e é promovida nacionalmente pela Federação Nacional das APAE’s.