Comissão da Transposição solicita informações sobre o Cinturão das Águas

Blog do  Amaury Alencar

Durante a terceira reunião ordinária da Comissão Especial para Acompanhamento das Obras da Transposição do Rio São Francisco, presidida pelo Deputado Estadual Guilherme Landim (PDT), o principal assunto foi a obra do Cinturão das Águas do Ceará (CAC). O encontro aconteceu nesta terça-feira (20), uma semana após reunião dos parlamentares com o Ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto.

 Resultado de imagem para fotos deputado guilherme landim



Na pauta, o relatório da reunião dos membros da Comissão Especial com o Ministro, em Brasília. Também foi votado o Requerimento n.º 04/2019, de autoria de Landim, que solicita informações detalhadas da Secretaria de Recursos Hídricos do Estado do Ceará (SRH) sobre a viabilidade do Cinturão das Águas do Ceará recepcionar as águas do Rio São Francisco em maio de 2020, conforme previsão repassada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.

“Queremos que, conforme o que foi informado pelo Ministro, a SRH nos dê a garantia de que mesmo sem a finalização total da obra, se a água chegar em Jati, ela poderá passar pelos canais - rumo ao Castanhão - já existentes hoje no CAC”, explicou. Sobre as verbas para a obra, o parlamentar ressaltou que há um empenho no valor de R$ 97 milhões, mas sem a efetiva garantia do recurso nem prazo de quando será desembolsado.

De acordo com Landim, se a quadra chuvosa de 2020 tiver precipitações intensas, há um grande risco para a obra em sua qualidade, já que os 9% restantes para a finalização são exatamente para proteção e contenção, por isso a urgência nas verbas.

Além do presidente do Colegiado, participaram da reunião os deputados Marcos Sobreira (PDT), Danniel Oliveira (MDB), Nezinho (PDT), Augusta Brito (PCdoB), Vitor Valim (Pros), Audic Mota (PSB), Sérgio Aguiar (PDT) e Elmano Freitas (PT).