O BNDES deve lançar, nas próximas semanas, um Programa de Demissão Voluntária (PDV). A informação é dada pela Coluna Radar, da Veja Online, nesta sexta-feira, baseada em gente com muita infuência sobre os rumos do banco.
Com o foco da instituição reduzido a privatizações e concessões, a folha de pagamentos começará a sufocar a estatal. Isso, porque o BNDES está vendendo rapidamente sua carteira de ativos, o que reduzirá os fluxos de dividendos e recebíveis de renda fixa.
Além disso, o novo presidente, Gustavo Montezano, está com a missão de devolver um grande volume de recursos ao Tesouro Nacional — 126 bilhões de reais — até o fim do ano, o que vai reprimir ainda mais o poder de fogo do banco. Neste ano, foram devolvidos 56 bilhões de reais.
A necessidade de um PDV é comentada no alto comando da instituição, mas o plano de ação ainda não foi colocado à mesa para discussão. Isso é esperado para ser avaliado nas próximas reuniões do Conselho de Administração. Hoje, o banco tem 2.675 funcionários.


Eliomar de Lima