Justiça decreta prisão de médico e prefeito afastado de Uruburetama investigado por abuso sexual

Blog do  Amaury Alencar
Foto: reprodução.

A Justiça do Ceará decretou, nesta sexta-feira (19) a prisão do médico e prefeito afastado de Uruburetama, suspeito de abusar sexualmente de várias mulheres enquanto realizava atendimentos ginecológicos. O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) havia pedido a prisão preventiva do médico na última quarta-feira (17), por considerar que ele apresenta “riscos para a investigação do caso”.
A decisão sobre a prisão do médico é do juiz José Cléber Moura do Nascimento. Conforme a decisão judicial, a prisão preventiva é necessária para preservar as provas e evitar influência do acusado.

Denúncias contra o médico

José Hilton de Paiva filmava os crimes com câmera escondida, sem o consentimento das pacientes. Profissionais da Associação Médica Brasileira assistiram aos vídeos e afirmam que o caso se trata “claramente” de “estupro das pacientes”.
Conforme as vítimas, José Hilton abusa das pacientes desde a década de 1980. As primeiras denúncias ocorreram em 1994, mas o caso foi arquivado. Várias mulheres afirmaram que não denunciaram por medo ou porque dependiam do prefeito para manter emprego ou ter acesso a serviços públicos.
Em 2018, quatro mulheres voltaram a denunciar Hilson de Paiva por abuso durante atendimento ginecológico. O juiz arquivou o caso, e as mulheres foram obrigadas a pedir desculpa ao prefeito para evitar serem processadas por calúnia e difamação.
O MPCE informou que, depois da divulgação dos primeiros vídeos, em março de 2018, e após ouvir quatro mulheres que se identificaram como vítimas do então prefeito, a Promotoria de Justiça de Uruburetama instaurou uma investigação.
Em seguida, o órgão solicitou informações à Polícia Civil, que resolveu abrir o inquérito policial, concluído em dezembro de 2018. A polícia, no entanto, sugeriu o arquivamento do caso. O MPCE requisitou novas provas à polícia.



Ceará agora