Famílias de Cariús celebram chegada de sistema de abastecimento

Blog do  Amaury Alencar


Um alívio para os moradores da comunidade de Muquém, em Cariús. Até janeiro deste ano as famílias do município viviam o drama de ver o Açude Muquém, com capacidade de 47 milhões de m³ de água, com volume de apenas 5%. Com risco de desabastecimento 100 famílias foram contemplados pelo Projeto São III do Governo do Ceará com sistema que leva. a partir de agora, água encanada a quatro localidades.

Alegria para Clébio Lima Rosalvo, de 37 anos, há 11 anos na comunidade. Acostumado a tirar o sustento da família das águas do açude, o pescador viveu a tensão de ver o açude secar com a prolongamento da seca ao ponto de deixar a profissão. “Nossa associação teve que fechar as portas e quando vimos o açude secar caímos no desespero”, relembra.

“Hoje a gente comemora a chegada de uma água boa, limpa, filtrada, principalmente porque muita gente estava desacreditada de um dia alguém olhar pra nós e pelo São José a gente foi atendido”, comenta Clébio.

Neste sábado (20) o secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Francisco De Assis Diniz, esteve na comunidade para inaugurar o novo equipamento. O sistema beneficiará 34 famílias em Muquém I, 31 em Muquém II, 21 em Jatobá e 14 em Camará.

O investimento do Projeto São José III neste sistema de abastecimento, fruto da parceria entre o Governo do Ceará e o Banco Mundial, foi de R$ 590.756,20. Com a entrega o equipamento passa a ser administrado pelo Sistema Integrado de Saneamento Rural (SISAR).

Para o secretário De Assis Diniz todos têm muito a comemorar. “Temos conseguido virar o jogo diante daquele velha imagem do agricultor carregando água no lombo do jumento. Isto se deve ao imenso esforço em do executivo estadual. Tanto é assim que o governador Camilo Santana já anunciou R$ 600 milhões no Projeto São José IV para que boa parte deste recurso leve garantia hídrica a outras comunidades como o Muquém por todo o Ceará”, explica.

“Nosso município só tem a agradecer o esforço do governo do estado em ser sensível ao drama dos moradores desta comunidade”, comenta o vice-prefeito Robério Otoni. “Muito temos a comemorar a realização deste desafio após seis anos de seca que nos atingiram de cheio, mas graças ao Projeto São José temos a tranquilidade de seguir a vida”.

O deputado estadual Nizo Costa e a primeira-dama de Cariús, Auxiliadora Fernandes, participaram da solenidade.