Cariri Oeste: Justiça Eleitoral promove audiênca publica em Assaré para discutir Revisão Biometrica em Tarrafas, Antonina do Norte e Assaré

Blog do  Amaury Alencar

 
Com o auditório completamente tomado por lideres políticos, vereadores, prefeitos de Assaré, Antonina do Norte e Tarrafas, presidentes de diretórios partidários, advogados e a sociedade civil organizada realizou-se  nesta sexta-feira, dia 12, uma audiência publica que foi presidida pelo desembargador Inacio Cortez de Alencar, vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, no auditório do Fórum José Peixoto de Alencar Cortez no município de Assaré.
 


Em destaque esteve a instalação do sistema de biometria nestes municípios. Segundo  desembargador Inácio Cortez de Alencar a meta do TRE é alcançar no mínimo em 95%  o numero de eleitores com biometria. O desembargador informou ainda que quem não fizer o cadastramento biométrico terá o seu titulo eleitoral cancelado.

Segundo o desembargador Inácio Cortez de Alencar ainda falta informação para a população, e por esse motivo o TRE está visitando todas as zonas eleitorais do estado.

O prefeito de Assaré, anfitrião do evento Evanderto Almeida considerou muito proveitosa a audiência e afirmou que duvidas foram esclarecidas, o que facilitará a conclusão de todo o cadastro biométrico.  

Evanderto Almeida afirmou que após  o esclarecimento do TRE será dispibilizado veículos para moradores da zona rural irem ao cartório eleitoral.

O presidente da Câmara Municipal de Antonina do Norte, Valdemar Dias Sobrinho, que também representou o prefeito daquele município, Evandro Arraes  ressaltou a importância da realização dessa audiência publica , e diz que o trabalho será de conscientização do povo da necessidade de se fazer a biometria, afirmando que será feito campanhas educativas, alem de disponibilizar transporte para os moradores de Antonina do Norte se deslocarem a sede do cartório eleitoral que fica no município do Assaré.

O promotor eleitoral da comarca de Assaré Dr. José de Deus Terceiro falou da missão que o Ministério Publico tem em garantir o sucesso das Eleições, com o maior numero de eleitores aptos a votar. Para isso está sendo feito um trabalho junto aos Agentes Comunitários de Saúde e as direções de escolas dos três municípios.

 Para o Juiz Dr. Erick Bezerra Tavares, Juiz eleitoral da 18ª Zona Eleitoral é importante o trabalho feito até o momento e lembrou que o eleitor que não fizer a biometria pode sofrer diversas sanções como ficar impossibilitado de fazer concursos públicos, receber dinheiro publico ou contratar empréstimos junto  a instituições bancarias.

O Juiz afirmou ainda que  dos 32 mil eleitores que compõem a   18ª Zona Eleitoral. 25 mil já aderiram ao sistema biométrico, e que o trabalho será fazer com que os demais 7 mil eleitores agilizem o recadastramento, com o intuito de atingir a meta que é de 95%.

Segundo o Juiz Dr. Erick Bezerra Tavares serão montados postos eleitorais nas cidades de Tarrafas e Antonina do Norte, o que não impede que o eleitor se desloque ao cartório eleitoral  e regularizar seu titulo eleitoral, ressaltando a parceria com o poder publico dos três municípios.