Assaré prepara-se para receber os seus 154 anos de emancipação. Confira programação sociocultural e festiva da Semana do Município.

Blog do  Amaury Alencar


Ao comemorarmos mais um ano da história do nosso município, será justo prestarmos uma homenagem especial ao fundador Alexandre Silva Pereira, que corajosamente se pôs á frente de um projeto que tudo começou com ele e com ele também fora concluído.
Até o ano de 1775 as terras onde se encontra hoje a cidade de Assaré eram cobertas por vegetações nativas e pertenciam ao Capitão Mor José do Vale Feitosa, que residia em São João do Príncipe, hoje Tauá. Denominada por Jeremoaba, a fazenda nunca havia sido explorada, talvez que pela distância entre ela e o dono. São João estava há 20 léguas de distância.
Depois da abertura da estrada real ligando o litoral aos estados vizinhos pelo lado sul e que cortava a fazenda Jeremoaba pelo meio, Alexandre Silva Pereira, que residia na Serra do Quincuncá, viu no local uma oportunidade para melhorar os seus negócios. No local, poderia continuar na atividade agro-pastoril e criar um ponto de apoio para acolher os tropeiros que subiam e desciam transportando mercadorias. Como possuía uma fazenda em São João do Príncipe, herdada de seu pai, ele convidou a Capitão Mor a fazer uma permuta. Negócio fechado, Alexandre desceu a Serra do Quincunca com a esposa, filhos, escravos para se estabelecer definitivamente na sua nova fazenda, que anos depois, ele mudou a denominação de Jeremoaba para Assaré.
Alexandre Silva Pereira, que tinha tanta franqueza e agrado, tornara-se em breve conhecido e respeitado, mesmo em  zonas distantes, dada a facilidade de comunicação, por que aqui se cruzavam as mais transitadas estradas da época: Cariri – Inhamuns; Piauí – Sertões de Baixo (Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte) e Aracati, fato este que contribuiu para se instalar um entreposto comercial. No final do século o proprietário contratou o Padre Serafim da Penha e fundou a Escola Razão de Família. O colégio chamou a atenção de outras famílias e chegou a receber alunos do Cariri central e de outras regiões. Da mesma saíram grandes nomes de projeção nacional.
Visando promover o povoamento fez o proprietário diversas doações de terras em torno da fazenda tanto a parentes, compadres e estranhos, tendo o cuidado de reservar uma parte mais conveniente para o patrimônio do orago e órgãos públicos da futura freguesia.
Após 20 anos de luta, Alexandre Pereira, conseguiu a emancipação do Assaré no dia 1º de agosto de 1838. Houve contestação judicial impetrada por quem não concordava com a sede do Município no lugar em que está alegando a inexistência de um rio para abastecer a população da vila. No entanto, o emancipador não queria perder a batalha. Para tanto, mandou construir o açude do Banguê em 1842. Mas com a idade bastante avançada, 94 anos, Alexandre não desistiu do projeto. Faleceu aos 95 anos, em 1843. Seus filhos deram continuidade ao ideal paterno. Enfrentaram a questão e venceram em 19 de julho 1865, data em se comemora a emancipação, mas totalmente sem sentido, porque a freguesia já existia desde o dia 1º de agosto de 1838.
A Gestão Municipal, através da suas secretarias  faz, neste período festivo, uma homenagem especial a Alexandre Silva Pereira, o emancipador e benfeitor do Assaré. Alexandre foi de uma grandeza infinda. Para gerar fundos destinados a fazer frente às despesas com a emancipação e manutenção da freguesia, enquanto esperava o julgamento do processo, ele separou 4 fazendas das suas. Elas voltaram às mãos dos seus herdeiros depois da decisão final, que reconheceu a sede da freguesia onde ainda hoje se encontra.
Fique por dentro da programação sociocultural que será oferecida pela Municipalidade:


DIA 15 DE JULHO – AÇÃO DA SECRETARIA DA CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER \ SECRETARIA DE AGRICULTURA E PECUÁRIA \ SECRETARIA DE OBRAS E URBANISMO.
SECRETARIA DA CULTURA, TURISMO, DESPORTO E LAZER
SEGUNDA-FEIRA ÀS  7:30 HORAS DA MANHÃ
LOCAL: Praça do Mercado Público (Calçadão)
PROJETO CORDEL NA FEIRA  (Secretaria da Cultura, Turismo, Desporto e Lazer em parceria com o SESC – Crato.)
Lançamento do Cordel  “Assaré em Arte e Couro” de autoria do Poeta Daniel e exposição de artesanato em couro de artesãos assareenses e apresentações culturais de artistas da terra.
SECRETARIA DE AGRICULTURA E PECUÁRIA
SEGUNDA-FEIRA ÀS  7:30 HORAS DA MANHÃ
LOCAL: Praça do Mercado Público (Calçadão)
Feira da Agricultura Familiar com a presença de produtores assareenses que irão expor e comercializar seus produtos e serviços no Calçadão Municipal e tenda com o Projeto Semana do Meio Ambiente.
SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA.
SEGUNDA-FEIRA ÀS  7:30 HORAS.
LOCAL: Praça do Mercado Público (Calçadão)
Lançamento do canal de WhatsApp Cidadão em sintonia com a limpeza pública e distribuição de folders informativos sobre a limpeza pública.
Mapeamento de novos locais para distribuições de novas coletoras de lixo.

DIA 16 DE JULHO – TERÇA-FEIRA ÀS 8 HORAS DA MANHÃ.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
LOCAL: Praça do Mercado Público (Calçadão )
8:00 Exposição dos projetos realizados pelas escolas.
        Atendimento ao público.
DIA 17 DE JULHO \ QUARTA-FEIRA ÀS  7:00 HORAS DA MANHÃ.
SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL
LOCAL: Praça do Mercado Público (Calçadão)
Colônia de Férias com as crianças e monitores dos Projetos Sociais do município e atendimento ao público.
(Durante toda manhã)
Programação interna no Centro Social.
A tarde do dia 17 de julho \ Quarta-Feira: Continuação da programação da Colônia de Férias dos Projetos Sociais.
Manhã e Tarde do dia 18 de julho \ Quinta-Feira: Continuação da programação da Colônia de Férias dos Projetos Sociais.
(Ação extra da Secretaria de Assistência Social \ Equipe Centro Social)
Dia 16 de julho \ Terça-Feira das 17 às 21 horas: Realização de um Torneio com as crianças dos projetos esportivos na Quadra do Centro Social.
DIA 18 DE JULHO – QUINTA-FEIRA ÀS 8 HORAS DA MANHÃ.
SECRETARIA DE SAÚDE
LOCAL: Praça do Mercado Público (Calçadão)
ATENDIMENTOS AO PÚBLICO
Fisioterapia
Aferição de Pressão
Aferição Auditiva
Tipagem Sanguinea
Aplicação de Flúor
Avaliação IMC
Vacinação
Alongamento
Entrega de Preservativos
Aferição de Glicemia


DIA 18 DE JULHO
Parque de Vaquejada Vicente Gonçalves Liberalino
20:00 horas Festa dançante com: Tetê Matias

DIA 19 DE JULHO -  DIA DO MUNICÍPIO. (Todas as Secretarias e Prefeitura Municipal)
 5:00 horas - Queima de fogos e salva com a Banda Manoel de Benta na Praça da Matriz. 
5:30 horas -  Concentração para Cavalgada (Saída praça da Moêda às 7:00 horas)
 8 horas -  Cortejo ( Ruas da cidade)
 9 horas -  Missa (Parque de Vaquejadas)
11 horas - Corrida de Jumento 1º Lugar: 200,00 \ 2º 150,00 \ 3º 100,00 (Pista de vaquejadas)
11 horas - Disputa de jumento mais enfeitado: 1º Lugar: 120,00 \ 2º 80,00
 Vaquejada Amador (Vaqueiros Tradicional)
 21:00 horas Festa dançante com: Victor Meira \ Edson Lima e Gatinha Manhosa \ Arreio de Ouro \ Arnaldo Farias.
DIA 20 DE JULHO
Vaquejada no Parque Vicente Gonçalves Liberalino
21:00 horas Festa dançante com: Casadões do Forró \ Hélio Rodrigues \ Marlon Morais
DIA 21 DE JULHO
Vaquejada no Parque Vicente Gonçalves Liberalino
18:00 horas Festa dançante com: Alecar \ Normando do Acordeon \ Estouro de Paredão