Postagem em destaque

Comissão entrega Projeto do Curso de Gestão de Turismo da URCA

Ações de sustentabilidade reduzem uso de plástico na UFCA em Juazeiro do Norte


A Universidade Federal do Cariri, por meio da Coordenadoria de Gestão da Sustentabilidade, da Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (CGS/PROPLAN/UFCA) doou, nos últimos dois meses, cerca de 35 kg de plástico para a Associação de Catadores do Engenho do Lixo, localizada em Juazeiro do Norte.

 
 foto portal residuos solidos

O plástico doado veio dos recipientes de materiais de limpeza vazios e da ação "Troque uma PET por uma muda", que trocava garrafas PET por mudas de diversas espécies. As mudas foram doadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial da cidade do Crato (Semadt) e pelo Parque Ecológico das Timbaúbas, em Juazeiro do Norte. Ao todo, foram disponibilizadas 266 mudas - dentre elas, plantas medicinais e árvores endêmicas da região do Cariri.


Outra ação realizada pela UFCA para reduzir o uso de plásticos este ano foi a troca dos copos descartáveis por copos retornáveis nos refeitórios da instituição. A substituição dos copos compõe o segundo objetivo do eixo 1 do Plano de Logística Sustentável da UFCA: "redução do consumo de papel e de copos plásticos". O PLS foi aprovado na UFCA em agosto do ano passado, em obediência ao artigo 16 do Decreto nº 7.746/12, segundo o qual "a administração pública federal direta, autárquica e fundacional e as empresas estatais dependentes deverão elaborar e implementar Planos de Gestão de Logística Sustentável".


O Polietileno tereftalato, ou PET, foi desenvolvido por dois químicos britânicos em 1941, e é utilizado principalmente na forma de fibras para formar tecidos e de embalagens para bebidas, normalmente refrigerante. O plástico leva algumas centenas de anos para se decompor na natureza, e se infiltra em todos os ecossistemas do planeta, tanto terrestres quanto aquáticos. Atualmente, até os seres humanos acabam ingerindo na comida os chamados microplásticos, porque várias espécies de animais marinhos (inclusive peixes) confundem o plástico com comida.

A campanha Julho Sem Plástico começou no Reino Unido em 2011 e se espalhou mundialmente com a hashtag #plasticfreejuly e, no Brasil, usamos a hashtag #julhosemplastico. Segundo dados do Banco Mundial, o Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico no mundo, com 11,3 milhões de toneladas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia.
Algumas medidas simples que podem ser tomadas para diminuir o consumo de plástico são:
  • Carregar uma garrafa de inox ou vidro para levar sua água, evitando o consumo de descartáveis;
  • Levar sua própria sacola de pano ou retornável para as compras;
  • Ir às compras de frutas e verduras com saquinhos de tecido;
  • Levar potes para comprar alimentos a granel;
  • Recusar a segunda via do comprovante do cartão de crédito ou débito;
  • Evitar produtos que venham em embalagens plásticas;
  • Recusar plásticos que viram lixo (rejeito), como canudos, copos para viagem, utensílios, balões e embalagens de isopor.
Ações de sustentabilidade reduzem uso de plástico na UFCA em Juazeiro do Norte Ações de sustentabilidade reduzem uso de plástico na UFCA em Juazeiro do Norte Reviewed by blogdoamauryalencar.blogspot.com.br on 10:15 Rating: 5

Random Posts

3/random/post-list