Moradores se unem para reformar escadaria que dá acesso á Praia do Morro Branco - Blog Amaury Alencar - O Mais completo do Interior do Ceará

Blog Amaury Alencar - O Mais completo do Interior do Ceará

O Blog mais completo do interior do Ceará com compromisso com a notícia.

Breaking

15/07/2021

Moradores se unem para reformar escadaria que dá acesso á Praia do Morro Branco

Antes e depois da reforma que deu uma identidade nova à escadaria que dá acesso à praia do Morro Branco, feita pelos moradores da região (Foto: Arquivo pessoal)
Antes e depois da reforma que deu uma identidade nova à escadaria que dá acesso à praia do Morro Branco, feita pelos moradores da região (Foto: Arquivo pessoal)

Para que uma escadaria que dá acesso à Praia de Morro Branco pudesse ser reformada, os moradores de Beberibe, município do Ceará, precisaram se unir. A iniciativa protagonizada por Pedro Canuto, morador que já realizou outros projetos sociais no local, começou no dia 5 de julho, durando cerca de nove dias e trazendo inovação e mais segurança ao espaço.

A reforma, que incluiu iluminação no local, portal de acesso, plantas, pintura dos degraus e revitalização de outras partes, só foi possível por meio de doações feitas pelos moradores, em sua maioria de materiais que foram utilizados, totalizando cerca de R$ 2.500. Donos de depósitos da região abraçaram a causa e também contribuíram doando tintas e equipamentos para pintura.


 Foram quatro dias de limpeza da escadaria, feita por meio de trabalho voluntário dos moradores, além de dois dias de pintura dos degraus e o restante para finalizar o portal de entrada, os corrimãos e a revitalização do paredão. O local já faz parte de planos futuros para ganhar mais detalhes culturais por meio de pinturas que representem o Ceará, como a mulher rendeira, o homem pescador e as falésias da Praia de Morro Branco.

“Com uma vassoura, junto com um amigo meu, viemos dar início às obras. Outros moradores começaram a chegar e a gostar da ideia. Donos de depósitos começaram a ver a importância da obra e doaram tintas e materiais para pintura. Alguns amigos, bugueiros da região, deram uma força também e aí demos início ao andamento da reforma”, conta Pedro Canuto. 

Para os moradores da região, a reforma tem muita importância, pois o local passou a ser ainda mais visitado e admirado. "Os pescadores passam e nos parabenizam pela atitude. Senhoras, que há muito tempo não iam ao local, voltaram a descer por lá. Agora, as pessoas optam por utilizar a escadaria, até atletas de bicicleta pedalam até lá para tirar fotos [...] As pessoas nos parabenizam pelo que conseguimos fazer com tão pouco", explica Pedro.

O idealizador do projeto conta que a reforma da escadaria já era um sonho antigo, de quase três anos, quando tentou se candidatar a vereador do Município, mas não conseguiu ser eleito. “Como esse projeto já era um sonho antigo, resolvi unir minhas forças, junto com os amigos mais próximos que confiam no meu trabalho de projetos sociais, e fomos em frente. Mas nós não tivemos retorno de governantes locais e nem estaduais”, conta.

                  o Povo 

Os projetos sociais realizados por Pedro na região envolvem revitalização de espaços para pedestres, além do “Onda Jovem”, projeto social de surf com quase 40 crianças do Município. Ainda, há o projeto “Praia Limpa”, que realiza mensalmente duas coletas de lixo na praia e coloca placas no local como forma de conscientizar os banhistas a preservarem o espaço e não poluírem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.