Recursos da saúde para Covid-19 são fiscalizados pelo MPCE; cidades do Cariri estão na lista

Blog do  Amaury Alencar
O Ministério Público do Ceará (MPCE), iniciou uma fiscalização de aquisição de bens e serviços para o combate à pandemia do novo coronavírus em mais de 70 municípios cearenses. Só no Cariri, as cidades de Araripe, Aurora, Barbalha, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Potengi, Santana do Cariri e Várzea Alegre estiveram envolvidas. Até esta terça-feira (2), já foram instaurados 134 procedimentos.

 Cientistas testam remédio que reduz 94% da carga viral da covid-19

A entidade afirmou que irá divulgar, às terças-feiras, um balanço dos procedimentos que estão em andamento para investigar a aplicação dos recursos públicos, em âmbitos municipal e estadual. Os procedimentos são oriundos de representações e de denúncias recebidas pelas Promotorias de Justiça, órgãos de apoio e de investigação, e Ouvidoria do MPCE ou através de contato via e-mail. Alguns desses procedimentos fiscalizam a instalação de hospitais de campanha, a compra de respiradores, de testes para Covid-19, de EPIs e de outros insumos e a distribuição de cestas básicas, entre outras contratações.
O procurador-geral de Justiça Manuel Pinheiro destaca que o objetivo desta divulgação é fazer com que os cidadãos possam compreender como o Ministério Público vem trabalhando e como cada um deles pode ajudar a fiscalizar a aplicação correta do dinheiro público.

“Todas as suspeitas que chegam ao conhecimento do MPCE são encaminhadas para os promotores de Justiça, que realizam todas as diligências necessárias para chegar à verdade dos fatos. Não é fácil realizar a investigação de tantos fatos complexos durante uma pandemia, que dificulta a realização dos trabalhos de campo. Além disso, como estamos em um ano eleitoral, o Ministério Público precisa ter o máximo cuidado para evitar que as suas ações sejam usadas para influenciar as campanhas municipais. Porém, nada nisso nos impedirá de cumprimos com a nossa missão de prevenir e reprimir a corrupção, onde quer que ela esteja e quem quer que tenha praticado”, reforça o chefe do MP cearense.

Ele lembra, ainda, que é possível acompanhar a aplicação dos recursos públicos nos Portais da Transparência do Estado do Ceará e de cada município. Lá é possível verificar se os bens e serviços pagos pelo Governo do Estado e pelas Prefeituras estão sendo entregues. Os Portais foram criados pela Lei Complementar 131, também conhecida como Lei da Transparência, que obriga a União, os estados e os municípios a divulgar seus gastos na Internet em tempo real.