#ExposedCariri: mulheres caririenses falam sobre abusos e tag vira trending topics no Brasil

Blog do  Amaury Alencar


Entre esta terça-feira (2) e quarta (3), várias mulheres caririenses levantaram a hastag #exposedcariri na rede social Twitter. Nos relatos, elas contam situações de abuso psicológico, sexual, ameaças e outras situação que homens da região teriam protagonizado.

 #ExposedCariri: mulheres caririenses falam sobre abusos e tag vira trending topics no Brasil


A tag ganhou proporção nacional, atingindo o 8° lugar nas mais comentadas do Brasil, tendo 11,2 mil postagens. Nesta manhã, #ExposedCariri também foi assunto no programa Encontro com Fátima, da Rede Globo.


A tag, que significa “exposto”, iniciou como uma campanha nacional de relato de abusos sofridos por mulheres ao longo da vida. Na região, os relatos ganharam forma e até nomes, incluindo figuras conhecidas, como professores locais.


Após a circulação de uma lista com os nomes de alguns protagonistas dos atos relatados, as denunciantes chegaram a receber ameaças por mensagens e até pessoalmente. Em um dos casos, uma mulher relata que um homem pulou o muro de sua casa para “tomar satisfação” sobre o nome na lista.
Em resposta, aos relatos, algumas postagens questionam o porque de as mulheres não oficializavam as denuncias à polícia. Muitas resolveram denunciar anonimamente na internet pelo medo de repressão, ameaças e até morte.


badalo