Fundação recebe certificação de Ponto de Cultura em Aurora

Blog do  Amaury Alencar

A Fundação Cultural José Alves Magalhães, em Aurora, recebeu aval da Secretaria de Cultura do Ceará para obter o certificado de Ponto Cultural do Estado, conforme regulamenta a Lei Estadual nº 16.602 de 05 de julho de 2018 da Política Estadual Cultura Viva.

 https://badalo.com.br/wp-content/uploads/2020/06/WhatsApp-Image-2020-06-04-at-11.27.35-750x375.jpeg


O selo, angariado na última terça-feira (2), reconhece a instituição pelos trabalhos de articulação em atividades culturais, acesso a cultura e promoção dos direitos, cidadania e diversidade cultural em território cearense.

Assinada em fevereiro deste ano, a certificação garante amplo reconhecimento na atuação no campo artístico e sociocultural ​de ​entidades e coletivos culturais, situados no Ceará. A fundação tem sede no distrito de Tipi, zona rural de Aurora, e opera há mais de dez anos realizando inúmeras ações culturais, artísticas e de incentivo a diversidade étnica e intercultural da região do Cariri.

Lamarck Dias, produtor cultural e cineasta envolvido com a instituição, cita iniciativas como cursos de flauta doce, apresentações de cordel, teatro, maracatu, reisado em parceria com diversos grupos caririenses, bem como envolvimento com o Sesc em Juazeiro do Norte e Centro Cultural Banco do Nordeste como alguns dos resultados das iniciativas da instituição.
“Até se solidificar oficialmente, os eventos tem sido bancados pela benfeitora e presidente da Fundação Ana Magalhães, que nos últimos anos ganhou o apoio de vários ativistas da cultura no município de Aurora”, cita Lamarck.
Em meados de 2019, por meio de solicitação diretoria a Fundação Cultural de Aurora foi submetido ao edital proposto pelo Governo do Ceará para incentivo a cultura, que após avaliar os relevantes trabalhos no âmbito da instituição resolveu reconhecer e certificar de maneira oficial o município através desta organização como Ponto de Cultura do Estado.

Desde então, povos, grupos, comunidades e populações em situação de vulnerabilidade social no município e na região, que vinham recebendo acesso a tais meios de produção, registro, serviços e difusão cultural tem garantida a atuação de um ponto oficial de fruição em Aurora.
Segundo Lamarck, a iniciativa permite agora trabalhar mais a fio em diversos outros projetos, como a inauguração do projeto da Rádio Comunitária FM da fundação no município, chamada de Rádio Tipi.
“A Fundação Cultural está prestes a abrir uma emissora de rádio afim de divulgar seus trabalhos e ter pelo menos 80% de sua programação voltada para o campo cultural, entrando assim em fase experimental nos próximos dias via Web visando a frequência modulada FM em breve”, conta o cineasta.


Badalo