Reunião com diretor da Aena no Brasil define início da gestão do Aeroporto de Juazeiro do Norte

Blog do  Amaury Alencar
Em reunião realizada nesta quarta-feira (11), junto a gestão administrativa Aena Desarrollo Internacional Brasil em Recife, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro do Norte, Michel Araújo, e o empresário juazeirense Roberto Celestino, foi discutido os parâmetros para quando a nova concessionária vier a assumir o Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes.

 Reunião com diretor da Aena no Brasil define início da gestão do Aeroporto de Juazeiro


Dentre outras pautas, foi definido um cronograma para início da cogestão, prevista para o mês que vem, além de um plano para difusão do turismo caririense na Europa.

O diretor geral da empresa espanhola no país, Santiago Yus, recebeu Michel e Celestino a fim de definir prazos para realização da aproximação da concessionária no Ceará e também inteirar-se sobre o potencial do terminal, que hoje serve a toda região do Cariri e estados vizinhos.
“Chegamos de Recife, onde eu e Michel Araújo tivemos uma reunião com o Santiago Yus, no qual falamos sobre o aeroporto de Juazeiro do Norte. Já havíamos dado início ao diálogo quando este ainda estava como administrador do aeroporto de Tenerife, uma ilha espanhola, e hoje pudemos definir as potencialidades e melhorias que o equipamento deve receber”, explanou Roberto Celestino em entrevista ao Badalo.
Segundo ele, algumas dúvidas sobre o potencial de transporte aéreo na região foram esclarecidas a Yus, inclusive com a proposta da estatal espanhola em difundir o turismo regional para fora do país em parceria com a empresa. “Ele se mostrou muito receptivo, propondo inclusive plano de desenvolvimento da Aena a ajudar o Cariri a divulgar o destino turístico da nossa região na Europa”, completa o empresário.

Início da concessão

A nova concessionária do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes deverá assumir o equipamento, em cogestão junto a Infraero, no próximo dia 7 de outubro. A previsão é de que nos próximos dois meses a direção da empresa espanhola virá a Juazeiro do Norte discutir com o prefeito, Arnon Bezerra, e com o governador, Camilo Santana, as intervenções planejadas, visando a expansão aeroportuária e o desenvolvimento regional.

A gestão definitiva, no entanto, só deve dar início no dia 15 de janeiro de 2020, quando a concessionária assume totalmente o controle do terminal. O contrato de concessão, por 30 anos, com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), foi assinado na última sexta-feira (6) pelo presidente Bolsonaro, e prevê que em 180 dias a Aena Desarrollo deverá realizar ações imediatas, como a revitalização das sinalizações, dentro e fora do terminal de passageiros, disponibilização de Wi-Fi gratuito e esteiras rolantes para restituição de bagagens.

O investimento previsto para o aeroporto de Juazeiro do Norte é de R$190 milhões, sendo que já foi divulgado esta semana que empresa veio a procurar o Banco do Nordeste (BNB) para conhecer as linhas de financiamento para as obras. No entanto, nada ainda foi consolidado.