Patrulha Maria da Penha e projeto Das Marias oficializados em Juazeiro do Norte

Blog do  Amaury Alencar
A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Segurança Pública  e Cidadania (SESP)e da Secretaria de Desenvolvimento Social do Trabalho (SEDEST), oficializou, na tarde desta quarta-feira, 11, a Patrulha Maria da Penha e o Projeto Das Marias - pela Paz, pela Vida, políticas públicas inéditas no Estado do Ceará, voltadas à prevenção e ao combate da violência contra a mulher. A solenidade foi marcada pela presença da ativista cearense, símbolo da luta pela punição dos agressores, no Brasil e no mundo, a farmacêutica Maria da Penha Maia Fernandes.

Além do Prefeito, Arnon Bezerra, da Secretária Municipal de Segurança Pública e Cidadania, Ivoneide Antunes, e do Secretário Executivo da Sedest, Tiago Pereira, estiveram presentes a Secretária Executiva de Políticas para as Mulheres do Estado, Denise Aguiar, Polícias Militar e Civil, vereadores e representantes de toda a rede de proteção à mulher no Município.

Maria da Penha disse que a expectativa é de redução do número de reincidência da violência a partir da fiscalização do cumprimento das medidas protetivas, que será realizada pelo patrulhamento da Guarda Civil, e da reeducação dos agressores, foco do projeto Das Marias.

Ela também defendeu a implementação de Centros de Referência da Mulher dentro de postos de saúde ou de hospitais para orientar as vítimas sobre os seus direitos e facilitar as denúncias.
Durante o evento, o Prefeito Arnon Bezerra assinou o termo de cooperação com o Juizado da Violência Doméstica e Familiar. Assim, a Guarda Civil irá receber as demandas de medidas protetivas e programará as visitas periódicas às vítimas, combatendo e prevenindo novas agressões. Para denunciar está disponível um aplicativo gratuito para Android: Shout, que significa grito em inglês. Inicialmente, 16 guardas civis farão o patrulhamento; quatro atuarão 24h por dia, inclusive nos finais de semana. O trabalho começará na próxima segunda-feira, 16. Eles foram devidamente capacitados, passaram por prova escrita e entrevista psicológica.

Fotos: Carlos Lourenço

"A Patrulha Maria da Penha vai atender de forma humanizada e continuada", enfatizou a Secretária de Segurança Pública e Cidadania de Juazeiro do Norte, Ivoneide Antunes.

A Secretária Executiva de Políticas para as Mulheres do Ceará, Denise Aguiar, destacou o pioneirismo das ações da administração municipal e afirmou que o Estado vai copiar o projeto Das Marias por sua excelência técnica para ser desenvolvido no Estado, destacando o pioneirismo de Juazeiro do Norte como referência.