Juazeiro do Norte participa de Encontro Internacional de Inovação em Governo

Blog do  Amaury Alencar

Juazeiro do Norte participou do Encontro Internacional de Inovação em Governo, que aconteceu em São Paulo e reuniu 14 países, na semana passada.

O Município foi representado pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação e Vice-presidente de Soluções Inovadoras do Fórum InovaCidades, Michel Araújo, único representante do interior na governança.
Michel Araújo reforçou que os projetos de Juazeiro do Norte, voltados à tecnologia e inovação, vêm buscando integrar os setores público, privado e a academia, a exemplo da PPP. O projeto de Parceria Público-Privada está na fase final, sob análise do Tribunal de Contas do Estado. Quando executado, irá trazer benefícios para áreas como segurança, infraestrutura e mobilidade urbana, melhorando a qualidade de vida da população. "Assim como o Prefeito Arnon Bezerra, consideramos essa melhoria o principal norte de qualquer Cidade Inteligente", enfatizou.
Para o Secretário, o cidadão deve ser participativo no processo de construção do novo modelo de gestão, alicerçado na inovação e tecnologia, com vista à coletividade. Já o papel do Fórum Nacional deve ser o de fomentar práticas inovadoras nos municípios, a partir da troca de experiências e respeitando as peculiaridades de cada cidade. "Não se pode apenas copiar e colar", afirmou.
No Encontro Internacional de Inovação em Governo, Michel Araújo esteve ao lado da Presidente do Fórum InovaCidades, Cris Alessi, de Curitiba, do Vice-presidente de Relações Institucionais, Daniel Annenberg, de São Paulo, e da Vice-presidente de Desenvolvimento Regional, Íria Almeida, de Maceió. Juntos, discutiram a atual agenda de inovação nos municípios brasileiros, sob a mediação da Tayara Calina, do Instituto Arapyaú.

Foram apresentadas estratégias utilizadas para incorporar a inovação como pilar fundamental na condução das políticas públicas municipais, ressaltando a importância do engajamento de outros atores da sociedade, como o próprio cidadão.