Educação em Assaré: uma semana de ações a comemorações.

Blog do  Amaury Alencar


Um novo modelo de produzir ensino de qualidade avança em Assaré, neste momento em que a Secretaria Municipal de Educação implanta  a educação em tempo integral em duas escolas: CEI do Amaro, (Educação Infantil) e Antônio Francelino, em Cajazeiras dos Simião, ( infantil e fundamental 1).  A secretária da Pasta, professora Eldevanha de Souza, vem acompanhando de perto o trabalho dos professores, no sentido de dá suporte no que for necessário na adequação desta nova experiência.
Como já foi esclarecido pela própria secretária na semana passada, após a primeira semana de atividades com a nova modalidade, os ajustes quase não existem, porque houve um preparo pedagógico para que o projeto não tivesse que parar para corrigir falhas. A aceitação dos pais e dos alunos deixou a equipe da Secretaria de Educação segura em aplicar a metodologia planejada.
Fazendo parte desta linha de  otimismo, professores e alunos sentiram-se à vontade para comemorar o dia dos pais, como já fez a Escola Antonio Francelino, oferecendo almoço e sorteando brindes. O CEI do Amaro está programando para outra data.


Escolas que comemoraram o dia dos pais e do estudante:
Em Aratama, a Escola Antonio da Silva Leal e CEI Iranfrânio Andrade, comemoram juntas a data, realizando um campeonato de futebol, sorteio de brindes e lanche.






A Escola José Daniel comemorou o dia dos pais com uma palestra “A importância dos Pais e a presença da família na Escola”. Depois sorteou brindes e serviu lanche.





A Escola Raul Onofre lembrou o dia dos Pais em programação associadas à Creche Padre Manuel e CEI – João Vicente de Oliveira. Também realizou campeonato de futebol, várias brincadeiras e lanche.



O Anexo Padre Orlando Tavares, da comunidade de Varjota comemorou o dia dos pais em ritmo de seresta, dinâmicas e comidas típicas.



Na Escola Joaquim Neco da Costa, do Distrito de Genezaré, o dia dos pais foi lembrado com uma programação que constou de campeonato de futebol e jantar.




Dia do Estudante.
O dia do estudante no Brasil foi criado em 11 de agosto de 1827. Isto porque, há 100 anos antes, nesta data, o então imperador Dom Pedro I autorizou o funcionamento das duas primeiras faculdades do Brasil, a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo. No dia 11 de agosto, quando se comemorava o centenário das instituições, foi criado o dia do estudante, isso há 92 anos.   
Este ano ele caiu em um domingo. Mesmo assim, as escolas queriam comemorar a data. Os alunos da Escola  Batistina Braga, por exemplo, saíram às ruas em caminhada e participaram de uma grande gincana estudantil na quadra esportiva do estabelecimento.











A Escola Ananias Ferreira de Melo  do Bairro Moêda igualmente comemorou o Dia do Estudante associado ao Dia dos Pais que, coincidentemente, ocorreram na mesma data. A programação em homenagens ao estudante e aos pais, foi marcada com um dia de jogos na quadra da própria escola.
Ao concluir-se a programação a diretora  Valmira Firmeza disse: “ Assim finalizamos um dia inteiro de festividade na Escola com pais e filhos. O nosso papel favorece sem dúvidas, para que essa interação aconteça de forma alegre, tranquila e com muito carinho”.




Ainda irão comemorar esta data as escolas Maria Isabel, Antonio Ângelo, Maria Celia Ferreira e CEI do Amaro.
O Prefeito Evanderto Almeida, a  secretária de Educação Eldevanha de Souza, a vice-prefeita Maria É e as  formadoras da SME se fizeram presentes nas escolas, prestigiando os eventos. 


      Quixabeira do Assaré